Lightning Network está transformando o Bitcoin em dinheiro, afirma estudo dos EUA

Lightning Network

Você já ouviu falar sobre a Lightning Network? Lançada em 2016, a mesma começou a ganhar popularidade graças ao seu baixo custo e confirmações instantâneas de transações de bitcoin, sendo vista como uma grande ferramenta para microtransações, como pagar uma pizza, por exemplo.

Tendo isso em mente, o Banco Central de Cleveland lançou um estudo: “A Lightning Network: Transformando Bitcoin em dinheiro”. 

Este estudo visa compartilhar como a LN pode facilitar transações feitas em bitcoin, retirando uma grande carga da rede principal.

No decorrer dos últimos 6 anos, a Lightning Network provou sua segurança e passou a ver cada vez mais empresas adotando a tecnologia. Atualmente, a rede possui mais de 4.200 BTC de capacidade e segue crescendo mensalmente. 

Ou seja, aparentemente é uma questão de tempo até que a mesma se torne um padrão na indústria.

Orientações sobre o funcionamento da Lightning Network dadas pelo Banco Central dos EUA

No estudo, o Banco Central dos EUA abordou que a Lightning Network é um verdadeiro avanço para o bitcoin quando nos referimos a dinheiro. Isso porque a rede permite transações instantâneas e baratas, enquanto ajuda o protocolo a ficar mais leve.

Assim, tendo a LN, os usuários veem a possibilidade de realizar quantas transações quiserem, diminuindo a necessidade de transações on-chain.

“Em princípio, fazer isso requer apenas duas transações na blockchain — uma para abrir o canal e outra para fechá-lo — independentemente do montante liquidado ou do número de pagamentos subjacentes.”, aponta o documento.

Para que você entenda melhor: a Lightning Network possibilita que microtransações sejam feitas de forma rápida e eficiente, deixando a rede principal apenas para transações de altos valores, nas quais necessitam de mais segurança.

E o resultado de tal possibilidade garante menos dados armazenados para a eternidade e um blockchain com tamanho reduzido, um ponto, inclusive, que já resultou em diversos forks no passado.

Bitcoin transformado em dinheiro

Será que o bitcoin pode mesmo servir de base para uma grande economia? Bom, com blocos de 1MB, minerados a cada 10 minutos, a ideia chega a ser difícil de se imaginar.

E não é para menos considerando que o processo geraria um grande tempo de espera, que não viabilizaria seu uso em transações comuns, além das altas taxas. Algo que já vimos no passado, inclusive.

Entretanto, o estudo realizado pelo Banco Central dos EUA mostra que a Lightning Network realmente pode transformar o bitcoin em dinheiro. Isso, sem que seja necessário pedir “ajuda” de terceiros.

De qualquer forma, a LN ainda precisa de mais espaço no setor para realmente garantir seu reconhecimento. Mesmo que El Salvador já tenha adotado a rede, ainda falta muito para atingir o objetivo citado pelo Banco Central.

Entretanto, não se pode deixar de citar que uma grande virada de chave está apenas a poucos passos de acontecer, afinal, cada dia mais empresas estão adotando a solução.

LEIA MAIS: Disney seleciona Polygon para programa focado na Web3

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Lido Encerra Serviços de Staking na Polygon para Focar no Ethereum
icon dezembro 19, 2024

Lido encerra serviços de staking na Polygon

Escrito por Ebo Victor
Fed reduz juros e criptomoedas sofrem impacto imediato
icon dezembro 19, 2024

Fed reduz juros e criptomoedas sofrem impacto imediato

Escrito por Thiago Barboza
57% de ETH em mãos de 104 baleias: o que isso significa?
icon dezembro 18, 2024

57% de ETH em mãos de 104 baleias: o que isso significa?

Escrito por Thiago Barboza