O desenvolvedor do software Tornado Cash, Alexey Pertsev, foi detido por autoridades holandesas em 12 de agosto. Todavia, uma manifestação, organizada com ajuda da esposa de Alexey, ocorreu neste sábado em Amsterdã.
O grupo, composto por aproximadamente 50 pessoas, protestaram na Dam Square, na cidade de Amsterdã, empunhando cartazes. A princípio, os protestantes pedem a libertação do desenvolvedor do Tornado Cash.
Um abaixo-assinado com o título #FreeAlex (#liberteAlex), está presente no site Change.org. Nele se fala sobre a prisão do desenvolvedor, o abaixo-assinado conta, até o momento, com mais de 1.500 assinaturas.
“Portanto, as acusações contra Alex ameaçam matar todo o segmento de software de código aberto.”
Nesse sentido, o conteúdo escrito que aponta a petição online em defesa do desenvolvedor do Tornado Cash, afirma:
“Ninguém ousará escrever e publicar um código aberto, ninguém investirá no segmento se puder ser responsabilizado pelo uso da ferramenta que criou por terceiros.”
As restrições ao Tornado Cash
O Tornado Cash é uma ferramenta que aumenta a privacidade dos usuários de criptomoedas. Contudo, seu uso está proibido pelos EUA desde o início de agosto.
A partir dessa decisão, diversos serviços pararam de oferecer suporte ao mesmo. Dentre eles, inclui-se pools de mineração e serviços de infraestrutura do próprio Ethereum.
Posteriormente, tanto o site do Tornado Cash quanto seu GitHub, onde seu código estava disponível abertamente para todos, sumiram em um curto espaço de tempo.
Apesar disso, o mesmo continua disponível, mesmo com acesso dificultado, desafiando a decisão da justiça americana.
Protesto e declarações condenam prisão do desenvolvedor
Primeiramente, as manifestações contra a prisão de Alexey Pertsev não se resumem somente ao abaixo-assinado e protesto em Amsterdã. Assim como, empresas blockchain, como a 1inch se pronunciaram no twitter sobre a situação:
“É realmente um crime ser um desenvolvedor #blockchain de código aberto hoje em dia!?
Defenda o direito de construir software de código aberto!
Ajude Alex Pertsev a sair da prisão!
Assine a petição: chng.it/yQr8V5Cg
#FreeAlex #OpenSourceNotACrime #DeFi
Na página da petição a favor de Pertsev está escrito:
“Agora, Alex está sendo acusado de criar um código aberto usado pelo Tornado Cash, um projeto sob investigação nos EUA e na Europa. Mas um desenvolvedor não tem controle algum sobre como seu código-fonte aberto é usado posteriormente.”
Aliás, a prisão de Alexey foi feita pelo Serviço de Informação e Investigação Criminal (FIOD). Contudo, sua esposa, Ksenia Malik, informou que ainda não tinha conseguido contato com Pertsev.
A declaração dada por Malik é matéria no portal de notícias Cointelegraph, publicada nesta sexta-feira (19).Todavia, se as declarações de Malik forem verdadeiras, até o momento da fala de Ksenia, o desenvolvedor se encontra isolado pelas autoridades holandesas.
LEIA MAIS: Empresa de segurança alerta: NFTs são especulação