Os promotores do Departamento de Justiça dos EUA estão considerando apresentar acusações criminais contra a exchange de criptomoedas Binance e executivos individuais, incluindo o CEO e fundador Changpeng Zhao (CZ), de acordo com a Reuters.
Os promotores estão divididos sobre se devem agir agressivamente contra a bolsa ou levar tempo para revisar mais evidências, disse a publicação, citando quatro fontes familiarizadas com o assunto.
As possíveis acusações estão relacionadas a uma investigação iniciada em 2018 e focada na conformidade da Binance com as leis e sanções contra lavagem de dinheiro.
Os promotores de três escritórios do Departamento de Justiça estão supostamente envolvidos: a Seção de Lavagem de Dinheiro e Recuperação de Ativos (MLARS), o Gabinete do Procurador dos EUA do Distrito Oeste de Washington e a Equipe Nacional de Execução de Criptomoedas.
Os advogados de defesa da Binance realizaram reuniões com funcionários do DOJ, incluindo possíveis acordos judiciais, com a Binance argumentando que um processo criminal teria efeitos negativos em um mercado de criptomoedas que já se recuperava de várias falências.
Em uma declaração compartilhada no Twitter, a Binance afirmou que “a Reuters errou novamente” e que a exchange não tem “nenhuma visão sobre o funcionamento interno do Departamento de Justiça dos EUA.
Em uma declaração ao Decrypt, um porta-voz da Binance disse que, “como foi amplamente divulgado, os reguladores estão fazendo uma revisão abrangente de todas as empresas de criptomoedas.”
“Essa indústria nascente cresceu rapidamente e a Binance mostrou seu compromisso com a segurança e conformidade por meio de grandes investimentos em nossa equipe, bem como nas ferramentas e tecnologias que usamos para detectar e impedir atividades ilícitas.”
Em 2021, um relatório da Bloomberg revelou que a Binance estava sob investigação do DOJ e do IRS, com funcionários que normalmente lidam com lavagem de dinheiro e crimes fiscais supostamente envolvidos na investigação.
Não está claro se o relatório da Reuters se refere à mesma investigação.
Na época, a Binance divulgou uma declaração no Twitter afirmando:
“Levamos nossas obrigações legais muito a sério e nos envolvemos com reguladores e autoridades policiais de maneira colaborativa. Trabalhamos muito para construir um programa de conformidade robusto que incorpora princípios e ferramentas anti-lavagem de dinheiro usados por instituições financeiras para detectar e lidar com atividades suspeitas.”