Apesar de os preços da Cardano (ADA) não terem crescido em 2022, os desenvolvimentos na altcoin continuam grande. Só para exemplificar, no início de dezembro, a plataforma de contratos inteligentes foi a número um quando o assunto foi atividade de desenvolvimento do GitHub.
O trabalho continua forte, pois a criptomoeda terá uma grande inovação que é o Carp, novo indexador Cardano SQL e substituto para o dbSync. A nova ferramenta permitirá que qualquer pessoa execute um indexador de preços local para ativos nativos da concorrente do Ethereum (ETH).
De acordo com a empresa desenvolvedora do programa, dcSpark, o Carp faz o movimento inteiramente a partir de dados on-chain sem a necessidade de API de terceiros.
A dcSpark descreve o novo produto como um “indexador super rápido e super flexível para a Cardano que agora também suporta a indexação das principais DEXs!”
Conforme declarado por Sebastien Guillemot, CTO e cofundador da dcSpark, a ferramenta é gratuita e foi construída através dos fundos do programa de financiamento da Cardano, o Project Catalyst.
Além disso, o Carp já oferece suporte para as principais exchanges descentralizadas presentes na rede da altcoin, Minswap, Wingriders e SundaeSwap.
Era Voltaire da Cardano
O Project Catalyst, projeto de governança descentralizada, é um dos grandes passos em direção à última era de atualização da Ethereum Killer.
Voltaire chegará com o intuito de deixar a rede da criptomoeda autossustentável, através de um sistema de votação e tesouraria.
Com a última era, os participantes da rede poderão influenciar o desenvolvimento futuro da altcoin com as suas ações e direitos de voto. Ademais, os usuários terão a oportunidade de fazer sugestões de atualizações de software, melhorias técnicas e financeiras do projeto.
No tesouro dessa era estará disponível para o financiamento de Cardano Improvement Proposals (CIPs) aprovados pela comunidade. Os CIPs são responsáveis por descrever padrões, processos ou fornecer diretrizes ou informações gerais à Comunidade Cardano.