Dólar perderá espaço para criptomoedas, afirma ex-presidente russo

O sistema monetário entrará em colapso no próximo ano, causando a queda do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, de acordo com Dmitry Medvedev, homem que esteve no comando da Rússia por quatro anos entre dois mandatos de Vladimir Putin.

Medvedev afirmou:

“O euro e o dólar deixarão de circular como moedas de reserva global. Em vez disso, as moedas fiduciárias digitais serão usadas ativamente”, enquanto “todos os maiores mercados de ações e atividades financeiras deixarão os EUA e a Europa e se mudarão para a Ásia”.

Enquanto o Banco da Rússia, que está desenvolvendo seu próprio rublo digital, propôs uma proibição geral de transações cripto no país, Medvedev disse à mídia em janeiro que uma proibição poderia ter o efeito oposto.

Por meio de uma série de postagens em tom bem-humorado nesta semana, ele deu sua opinião sobre o que pode acontecer em 2023. 

“No Réveillon, todo mundo fica fazendo previsões. Muitos levantam hipóteses futuristas, como se competissem para destacar as mais loucas e até as mais absurdas. Aqui está nossa humilde contribuição”, twittou na segunda-feira.

Medvedev previu que os preços do petróleo chegarão a US$ 150 o barril e o gás natural chegará a US$ 5.000. Ele também espera que a União Europeia entre em colapso depois que o Reino Unido retorne ao bloco e o euro deixe de ser usado. 

Em uma Europa dividida, França e Alemanha se enfrentarão, enquanto Hungria e Polônia ocuparão partes da Ucrânia Ocidental, acrescentou.

O funcionário do governo russo, que agora atua como vice-presidente do Conselho de Segurança do país, vê a Califórnia como um estado independente e o Texas deixando os EUA para formar uma aliança com o México. 

“Elon Musk vencerá as eleições presidenciais em vários estados que, após o fim da nova Guerra Civil, terão sido entregues ao Partido Republicano”, escreveu.

Dmitry Medvedev, que também foi primeiro-ministro da Rússia entre 2012 e 2020 e é considerado um político mais liberal do que Putin, tem sido bastante ativo nas redes sociais desde que Moscou atacou a Ucrânia no final de fevereiro. 

A invasão militar foi recebida com ondas de sanções ocidentais. Dias após o início da guerra, ele postou que a Rússia pode “nacionalizar” ativos estrangeiros em resposta às penalidades.

Ao longo do ano que termina, as autoridades russas trabalharam para expandir a estrutura legal para ativos digitais e regulamentar as criptomoedas, em particular seu uso para liquidações transfronteiriças em meio a restrições financeiras. 

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

IOF
icon junho 10, 2025

IOF: Governo recua em aumento geral e mira apostas online para equilibrar contas

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon julho 7, 2025

Bitcoin seguro? Saylor desmistifica ameaça quântica

Escrito por Conny Chu
Bitcoin hoje
icon junho 12, 2025

Bitcoin em alta, mas transações despencam

Escrito por Thiago Barboza