O estabelecimento do primeiro fundo de investimento mútuo da Rússia dedicado ao financiamento de operações de mineração de Bitcoin e criptomoedas está em andamento.
De acordo com uma reportagem da imprensa russa, o fundo estará disponível para investidores qualificados e financiará a aquisição de equipamentos de mineração.
O novo veículo de investimento será constituído pela Finam Management, que o registrará em março, detalha o artigo. Apenas investidores qualificados terão acesso, com um limite mínimo de 300.000 rublos, cerca de US$ 4.000.
A empresa pretende levantar 500 milhões de rublos, cerca de US$ 6,6 milhões antes de iniciar as operações, explicou o CEO da Finam, Vladislav Kochetkov.
Parte do dinheiro será usado para comprar máquinas de mineração e o restante será gasto para pagar eletricidade e manter o fundo.
A Bitriver, a principal operadora de mineração russa e fornecedora de serviços de hospedagem de hardware, revelou que houve um grande aumento no interesse dos maiores bancos russos, empresas de investimento e empresas de gerenciamento desde o quarto trimestre de 2022.
Alexander Baryshnikov, seu chefe de digital desenvolvimento do projeto, elaborou:
“Estamos em fase final de negociação para a constituição de diversos fundos relacionados a investimentos em mineração industrial.”
A crescente atenção à mineração de criptomoedas foi atribuída ao forte estreitamento das oportunidades de investimento no mercado financeiro doméstico, bem como à potencialmente alta lucratividade dos investimentos em mineração.
A Rússia tem certas vantagens como destino de mineração, incluindo energia de baixo custo e clima frio.