Projeto visa proibir dólar digital nos EUA

inflação-bitcoin-dólar

O governador da Flórida, Ron DeSantis, assumiu uma posição firme contra as Moedas Digitais do Banco Central (CBDCs) nos Estados Unidos.

O governador recentemente expressou apoio à proibição de CBDCs no estado, criticando essas tecnologias como ferramentas de vigilância financeira.

Em um discurso compartilhado do presidente Biden no Twitter na segunda-feira, DeSantis relembrou a ordem executiva de ativos digitais em março de 2022, que pedia às agências governamentais que explorassem a criação de um CBDC.

“Ele fornece ao governo uma visão direta de todas as atividades do consumidor”, disse o governador, observando que os CBDCs são “diferentes” de criptomoedas como o Bitcoin.

“O objetivo da moeda digital do banco central é vigiar os americanos e controlar o comportamento dos americanos”, continuou ele.

Embora as redes criptográficas como o Bitcoin não sejam tecnicamente são anônimas, todo o mundo é livre para acessar a rede sem precisar se identificar ou identificar suas carteiras.

Por outro lado, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou que um possível CBDC seria o inverso disso: todos os usuários da rede seriam identificados e examinados, mas seu histórico de transações permaneceria privado.

No entanto, DeSantis comparou um potencial CBDC ao yuan digital da China, onde o Banco Popular da China monitora os hábitos de consumo e pode “cortar o acesso a bens e serviços”. 

Ele também citou a Nigéria como um alerta, onde o banco central limitou os saques em caixas eletrônicos para impulsionar a adoção de seu eNaira, que desencadeou tumultos no mês passado.

O governador teme que, se essa moeda se firmar nos Estados Unidos, o governo possa usá-la para censurar transações que eles desaprovam.

“Você está abrindo uma grande lata de vermes e entregando a um banco central enormes quantidades de poder”, afirmou.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon maio 14, 2025

Primeira Bolsa de imóveis tokenizados do mundo será lançada no Brasil

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon maio 13, 2025

Robert Kiyosaki defende o Bitcoin em vez do ouro e da prata

Escrito por Thiago Barboza
BRICS
icon maio 19, 2025

BRICS: moedas locais disparam na Europa e ameaçam hegemonia do dólar

Escrito por Thiago Barboza