10 nações da Ásia desafiam o domínio do dólar

Os líderes de 10 nações do Sudeste Asiático, membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), concordaram em “incentivar o uso de moedas locais para transações econômicas e financeiras”. 

O grupo compreende Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Filipinas, Cingapura, Tailândia e Vietnã. Esse movimento os ajudará a reduzir sua dependência do dólar americano.

Uma declaração oficial divulgada pelo presidente na conclusão da cúpula afirma: 

“Adotamos a Declaração dos Líderes da ASEAN sobre o Avanço da Conectividade de Pagamento Regional e a Promoção de Transações em Moeda Local para promover acordos de conectividade de pagamento bilaterais e multilaterais para fortalecer a integração econômica, permitindo uma integração rápida, contínua, e pagamentos transfronteiriços mais acessíveis em toda a região.”

A declaração continua:

“Comprometemo-nos a incentivar o uso de moedas locais para transações econômicas e financeiras entre os estados membros da ASEAN para aprofundar a integração financeira regional e promover o desenvolvimento do mercado de câmbio em moeda local para fortalecer a estabilidade financeira na região.”

No final de março, os ministros das finanças da ASEAN e os governadores dos bancos centrais se reuniram em Bali, na Indonésia, e concordaram em tomar medidas para reforçar o uso de moedas locais na região e reduzir a dependência do dólar americano ou de outras moedas internacionais importantes para transações cruzadas, comércio e investimento fronteiriços.

O governador do Banco da Indonésia, Perry Warjiyo, disse em abril que a Indonésia está seguindo a liderança da desdolarização do BRICS. As nações do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) estão trabalhando em uma moeda comum para reduzir sua dependência do dólar. Seus líderes planejam discutir esse tópico na próxima cúpula de líderes.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon maio 19, 2025

AETHIR próxima de atingir novo topo histórico: criptomoeda com IA rumo à lua?

Escrito por Thiago Barboza
Criptomoedas com IA
icon maio 20, 2025

VIRTUAL sobe forte em meio a airdrop de novo token

Escrito por Thiago Barboza
Uso do protocolo Bitcoin Runes cai drasticamente no final de 2024
icon maio 16, 2025

RUNE salta mais de 50% e reanima THORChain

Escrito por Thiago Barboza