Secretaria do Tesouro dos EUA alerta sobre inadimplência do governo

A secretaria do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, publicou uma carta em 22 de maio alertando sobre um possível calote da dívida do governo, que poderia ocorrer já nas próximas semanas.

Yellen escreveu em uma carta ao Congresso dos EUA:

“É muito provável que o Tesouro não consiga mais cumprir todas as obrigações do governo se o Congresso não agir para aumentar ou suspender o limite da dívida até o início de junho e, potencialmente, até 1º de junho.”

Yellen observou que ela disse anteriormente que era impossível fornecer uma data exata para a possível falha do Tesouro em pagar as contas do governo. Ela agora diz que o Tesouro levou em conta informações adicionais para sua projeção.

Embora Yellen não tenha usado a palavra “inadimplência”, o não cumprimento das obrigações da dívida do governo é geralmente considerado um calote.

Yellen instou o Congresso a agir para resolver a questão do limite da dívida. Atualmente, o presidente Joe Biden e os líderes do Congresso estão tentando negociar cortes de gastos que possam aumentar o teto da dívida e evitar um calote.

Yellen abordou indiretamente essas negociações, observando que uma solução de última hora poderia causar danos à economia nos níveis de consumidor, empresa e governo.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Ethereum hoje
icon maio 16, 2025

Ethereum hoje: ETH pode atingir US$ 3 mil em maio?

Escrito por Thiago Barboza
icon maio 16, 2025

Ethena sobe 16,5% e mira US$ 1

Escrito por Thiago Barboza
BRICS
icon maio 19, 2025

BRICS: moedas locais disparam na Europa e ameaçam hegemonia do dólar

Escrito por Thiago Barboza