O grupo Volcano Energy vai investir US$ 1 bilhão em uma operação para mineração de Bitcoin no estado de El Salvador. A instalação deve ser uma das maiores do mundo na mineração do criptoativo.
El Salvador se tornou o primeiro país a declarar o criptoativo moeda de curso legal, ainda em setembro de 2021. Desde então, o país vem promovendo uma série de iniciativas para aumentar a adoção do criptoativo.
Inicialmente, US$ 250 milhões serão investidos pelos “principais líderes da indústria de Bitcoin”. É importante destacar que esta é uma parceria público-privada, que contará também com apoio do governo.
De fato, o governo salvadorenho declarou no início de sua cripto-jornada que utilizaria suas fontes de energia renováveis para minerar o criptoativo em seu território. Particularmente, El Salvador é conhecido pela sua abundante energia geotérmica e pelos seus vulcões.
A primeira instalação será localizada no município de Metapan, e terá capacidade estimada em 241 MW, que será proveniente de energia solar e eólica.
Esta pode ser mais uma iniciativa importante para que o governo de El Salvador acumule o criptoativo. Desde a aprovação da Lei Bitcoin em 2021, o governo salvadorenho adquiriu mais de 2 mil moedas, e segue comprando 1 bitcoin por dia, como declarou o presidente Nayib Bukele.