Governo dos EUA processa maior corretora cripto do país

A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) acaba de entrar com outro processo contra a Coinbase, a maior corretora de criptoativos operando no país.

A agência reguladora alega que, assim como a Binance, a Coinbase está oferecendo a negociação de criptoativos que são classificados como títulos de investimento. Para oferecer estes produtos, é necessário a devida autorização do governo.

O processo afirma:

“Desde pelo menos 2019, por meio da Plataforma Coinbase, a Coinbase opera como: uma corretora não registrada, inclusive solicitando potenciais investidores, lidando com fundos e ativos de clientes e cobrando taxas baseadas em transações”.

Em um tweet, a agência também disse que a Coinbase tomou decisões calculadas para ganhar bilhões, mas foram feitas “às custas dos investidores, privando-os das proteções a que têm direito”.

As ações da COIN já estão sendo negociadas com mais de 15% de queda no dia no pré-mercado.

Como tal, a SEC nomeou várias moedas que supostamente são classificadas como valores mobiliários, como:

  • SOL
  • MATIC
  • EM
  • AREIA
  • AXS

O processo se estenderá a um tribunal, que decidirá sobre o caso. Provavelmente, a resolução do caso demorará alguns anos, semelhante ao processo da SEC contra a Ripple, principal mantedora do XRP.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon maio 15, 2025

Criptomoeda Degen lidera renascimento da Base Chain

Escrito por Thiago Barboza
icon maio 21, 2025

Bitcoins hoje: baleias institucionais aumentam apostas enquanto ETFs explodem em demanda

Escrito por Thiago Barboza
memecoins
icon maio 21, 2025

NEIRO dispara e memecoins de cachorro voltam ao hype

Escrito por Thiago Barboza