BRICS acabará com a hegemonia dos EUA, afirma presidente cubano

O presidente cubano, Miguel Diaz-Canel, afirmou que a coalizão econômica conhecida como BRICS pode acabar com a atual ordem mundial dominada pelos Estados Unidos.

Em nova entrevista à RT, Diaz-Canel mencionou que o BRICS oferece uma saída para países que estão sendo pressionados a aceitar as políticas hegemônicas dos Estados Unidos.

Segundo o presidente de Cuba, nações de todo o mundo estão fazendo fila para ingressar no BRICS, já que o bloco econômico tem a missão de integrar as economias dos países em desenvolvimento.

“Então, qual é a alternativa fornecida pelo fórum BRICS à política hegemonista que pressiona todos a aceitar essa ordem mundial internacional?

Acho que o BRICS oferece uma alternativa brilhante para a integração econômica, especialmente para as economias em desenvolvimento e as nações mais pobres, os chamados ‘países do terceiro mundo’, o Sul Global porque BRICS significa relações multipolares.

As nações do BRICS se opõem à ideologia da Guerra Fria e propõem uma ordem econômica internacional mais justa, baseada na igualdade e mais benéfica para todos os participantes. Eles defendem tratar os jogadores como verdadeiros parceiros nas relações econômicas e comerciais entre as nações, pois esse tipo de relacionamento garante a paz e a segurança internacional.”

Diaz-Canel também disse que os membros do BRICS estão propondo abrir mão do dólar americano no contexto do comércio internacional. Segundo o presidente, os países do bloco estão planejando se afastar do dólar para evitar qualquer possível sanção dos EUA e seus aliados.

“Uma desdolarização serve como base para relações mais inclusivas e mutuamente benéficas, ajudando um grande grupo de países a integrar suas economias. Desistir do dólar americano pode ajudar os países a evitar quaisquer sanções impostas pelos EUA ou outras potências que usam o dólar porque os EUA usam sua moeda para aplicar sanções financeiras e econômicas”.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Bitcoins hoje
icon julho 7, 2025

Bitcoin seguro? Saylor desmistifica ameaça quântica

Escrito por Conny Chu
Bitcoins hoje
icon junho 10, 2025

Bitcoins Hoje: preço desafia resistência chave perto de US$ 110 mil

Escrito por Thiago Barboza
Eventos econômicos podem definir rumo do Bitcoin esta semana
icon junho 12, 2025

Clarity Act avança: nova era para o Bitcoin

Escrito por Thiago Barboza