Worldcoin, do CEO da OpenAI, lança token WLD

Worldcoin orb

A Worldcoin, um dos projetos mais controversos no espaço de ativos digitais, anunciou o lançamento de seu token WLD. A empresa planeja distribuir WLD para milhões de pessoas em todo o mundo.

Além de vários atrasos, a Worldcoin enfrentou sérias preocupações em relação a possíveis riscos à privacidade, uma vez que envolve um dispositivo de verificação biométrica para receber um World ID. 

Apesar disso, a equipe por trás do projeto acredita que poderia aumentar drasticamente as oportunidades econômicas e dimensionar uma solução confiável para distinguir humanos de IA online, preservando a privacidade se for bem-sucedida.

O projeto, liderado pelo desenvolvedor do ChatGPT, CEO da OpenAI, Sam Altman, registra usuários em todo o mundo com a ajuda de seu dispositivo de imagem física chamado ‘Orb’. O projeto visa dar a todos no planeta alguns tokens WLD após o registro, enquanto suas contas são anonimizadas.

Mas o lançamento ocorre em um momento em que os reguladores dos Estados Unidos intensificaram a repressão aos emissores de tokens no país. Enquanto a Worldcoin está ampliando as operações para 35 cidades em 20 países, os tokens WLD não estarão disponíveis nos EUA.

A carta dos cofundadores Alex Blania e Sam Altman anunciando o lançamento afirma:

“A Worldcoin é uma tentativa de alinhamento em escala global, a jornada será desafiadora e o resultado é incerto. Mas encontrar novas maneiras de compartilhar amplamente a futura prosperidade tecnológica é um desafio crítico de nosso tempo. Esperamos que você se junte a nós.”

A Worldcoin levantou US$ 115 milhões em uma rodada de financiamento da Série C liderada pela Blockchain Capital em maio deste ano. A rodada de financiamento também contou com a participação de a16z, Bain Capital e Distributed Global.

O objetivo final do Worldcoin é eventualmente mostrar um caminho potencial para o UBI financiado por IA, também conhecido como “renda básica universal”, que é um programa de benefícios sociais administrado pelo governo.

No entanto, Altman acredita que o UBI alimentado por IA tem o potencial de lidar com a desigualdade de renda enquanto combate à fraude.

Vários membros da comunidade criticaram o processo único de escanear os globos oculares para entrar na rede, outros compararam o projeto a uma “ditadura digital”. 

O argumento da privacidade teve pouco impacto nas exchanges de criptomoedas, como a Binance, que anunciou planos de listar o token WLD em 24 de julho. Outras plataformas proeminentes, incluindo Huobi, KuCoin e BitMart, também seguiram o exemplo.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Eventos econômicos podem definir rumo do Bitcoin esta semana
icon junho 12, 2025

Clarity Act avança: nova era para o Bitcoin

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon julho 7, 2025

Bitcoin seguro? Saylor desmistifica ameaça quântica

Escrito por Conny Chu
Criptomoedas
icon junho 12, 2025

Consultores cautelosos com as criptomoedas: uma mudança iminente?

Escrito por Thiago Barboza