Uma única transação de bitcoin pagou impressionantes 83,5 bitcoins em taxas de transação, o que chamou muita atenção do mercado. A Antpool, uma das pools de mineração mais relevantes do mercado, foi responsável por incluir a transação na blockchain.
A empresa declarou que está disposta a devolver os fundos, caso o dono do endereço consiga provar a posse das chaves. A empresa afirmou:
“Em 23 de novembro, algum usuário enviou 83 BTC como taxa de gás. O sistema de controle de risco da Antpool congelou temporariamente a taxa ao empacotar a transação. Entre em contato conosco antes das 00:00 (UTC+8) do dia 10 de dezembro de 2023 e verifique a identidade pessoal. Após verificação, a Antpool reembolsará a taxa.”
Um usuário no X (Twitter) reivindicou a posse do endereço, e afirmou que a transação foi realizada por um hacker que obteve acesso a sua carteira. O usuário terá até o dia 10 de dezembro para provar a posse do endereço.
Taxas na rede Bitcoin
A taxa a ser paga por uma transação de Bitcoin é definida pelo usuário no momento de envio dos fundos. Essa taxa costuma ser decidida com base na taxa média das transações que estão sendo processadas na rede, que possui capacidade limitada.
Quanto maior a taxa paga, maior a chance que a transação seja incluída já no próximo bloco de transações. Por conta destes fatores, recorrentemente existem notícias de transações pagando taxas exorbitantes devido a erros humanos na hora de realizar uma transação.