Região econômica de Honduras reconhece bitcoin como moeda corrente

A região de Próspera, localizada em Honduras, estabeleceu o bitcoin como método de pagamento. Esta mudança permitirá o estabelecimento de contratos em bitcoin e até mesmo o uso para pagar impostos.

Próspera é uma região autônoma, localizada na ilha Roatan, que foi fundada sob os princípios de liberdade econômica. A região está se estabelecendo através de um governo privado, que possui sua própria estrutura regulatória e tributária. 

A Próspera foi inspirada em outras regiões econômicas semi independentes ao redor do mundo, como Shenzhen, na China, e Dubai, nos Emirados Árabes.

No entanto, o bitcoin não será moeda de curso obrigatório na região, conforme estabeleceu o governo de El Salvador em 2021. A decisão afetará somente a região econômica especial de Próspera, e não toda Honduras.

Jorge Colindres, secretário de Próspera, destacou em publicação no X (Twitter) a importância da medida, que amplia a liberdade econômica na região:

“Em @ProsperaZEDE acreditamos no direito à liberdade financeira e à liberdade monetária. As pessoas devem ser livres de realizar transações, fazer a sua contabilidade e declarar impostos na moeda da sua livre escolha.”

A decisão de Próspera destaca o crescente movimento de reconhecimento do bitcoin como um dinheiro válido para impostos e outras atividades econômicas.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Bitcoins hoje
icon junho 6, 2025

Mineradora de ouro adota Bitcoin como ativo estratégico

Escrito por Thiago Barboza
Criptomoedas
icon junho 6, 2025

Jovens priorizam criptomoedas: o adeus à poupança?

Escrito por Thiago Barboza
World Liberty Financial faz aquisições massivas de criptomoedas durante posse de Donald Trump
icon junho 9, 2025

Uber e criptomoedas: pagamentos mudam de nível

Escrito por Thiago Barboza