Governo Biden vai fazer “estudo de emergência” sobre mineração de Bitcoin

A administração Biden está impondo novos requisitos de relatórios a todos os mineradores de criptomoedas dos EUA para divulgar dados relacionados à quantidade de eletricidade que consomem.

A chamada “Pesquisa de Emergência” marca mais uma tentativa do governo dos EUA de conter os supostos excessos negativos da mineração de Bitcoin, que os democratas têm criticado amplamente por poluir o meio ambiente.

“Vamos nos concentrar especificamente em como a demanda de energia para mineração de criptomoedas está evoluindo, identificar áreas geográficas de alto crescimento e quantificar as fontes de eletricidade usadas para atender à demanda de mineração de criptomoedas”, diz um comunicado do administrador da EIA, Joe DeCarolis, na quarta-feira.

Os mineradores devem enviar dados mensais e podem incorrer em “multas criminais, penalidades civis e outras sanções” se não o fizerem.

De acordo com o documento oficial da EIA, o pedido de vistoria precisava de ser processado numa base de emergência “porque o dano público é razoavelmente provável se os procedimentos normais de autorização forem seguidos”.

Como prova, a EIA citou o aumento de 50% no preço do Bitcoin nos últimos três meses como prova de que a indústria poderia crescer drasticamente em um curto espaço de tempo.

“Preços mais altos incentivam mais atividades de mineração cripto, o que por sua vez aumenta o consumo de eletricidade”, afirmou a EIA.

O comunicado também citou a grande “onda de frio” que assola os Estados Unidos neste momento, aumentando a procura de electricidade e colocando mais pressão nas redes elétricas. 

Os efeitos combinados da mineração de Bitcoin e dos sistemas elétricos estressados ​​“podem resultar em picos de demanda que afetam as operações do sistema e os preços ao consumidor”, escreveu a agência.

Regiões como o Texas já contornaram esta questão estabelecendo um programa de resposta à procura com a indústria. O programa exige que os mineradores desliguem as suas máquinas durante períodos de grande tensão para a rede elétrica, ao mesmo tempo que subsidia esses mineradores durante o seu tempo de inatividade.

Em relação às questões ambientais, pesquisas e análises anteriores estimaram que o mix de energia verde do Bitcoin é superior a 50%, tornando-o uma das indústrias mais sustentáveis ​​do planeta.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

World Liberty Financial faz aquisições massivas de criptomoedas durante posse de Donald Trump
icon junho 9, 2025

Uber e criptomoedas: pagamentos mudam de nível

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon junho 12, 2025

Bitcoin Core 30.0: o salto do OP_RETURN!

Escrito por Thiago Barboza
Minerador solo de Bitcoin
icon junho 6, 2025

Minerador solo desafia probalidades e conquista 3,151 Bitcoin

Escrito por Thiago Barboza