Nayib Bukele foi reeleito presidente de El Salvador por meio das eleições que ocorreram no domingo (04). Os votos seguem sendo apurados. No entanto, Bukele segue vencendo com mais de 85% dos votos.
Bukele foi diretamente responsável por promover a adoção do Bitcoin por parte do país latino. O governo de El Salvador aprovou a Lei Bitcoin em 7 de setembro de 2021, que estabeleceu a criptomoeda como moeda de curso legal.
Bukele destacou que esta é a porcentagem de votos mais elevada da história das democracias. Potencialmente, Bukele é o presidente com maior aprovação do mundo atualmente.
“Hoje El Salvador quebrou todos os recordes de todas as democracias em toda a história do mundo. Nunca um projeto ganhou com o número de votos que conquistamos hoje. É literalmente a porcentagem mais elevada de toda a história.”
Bukele também destacou que agora conta com maioria absoluta na câmara legislativa, o que certamente o ajudará a aumentar o seu poder durante o segundo mandato.
“E não só ganhámos a Presidência, mas ganhamos a Assembleia Legislativa com pelo menos 58 dos 60 deputados”.
Grande parte da popularidade de Bukele pode ser atribuída ao sucesso do governo em combater o crime organizado do país. Sob o governo de Bukele, El Salvador deixou de ser um dos países mais perigosos do mundo, para se tornar um dos mais seguros.
Futuro de El Salvador
O governo de Nayib Bukele possui diversos planos ambiciosos já em andamento. O governo salvadorenho planeja emitir o Bitcoin Volcano Bond já em 2024. O título de dívida será utilizado para arrecadar US$ 1 bilhão, que deverão ser direcionados para compra de bitcoin para o governo e para financiar a construção da Bitcoin City.
A Bitcoin City será uma cidade criada do zero em uma zona econômica especial em El Salvador. A cidade deverá se tornar um pólo para a mineração de Bitcoin, dada a capacidade de geração de energia geotérmica da região.