O regulador de valores mobiliários da Tailândia anunciou que os fundos locais de gestão de ativos agora podem investir ETFs de Bitcoin à vista dos EUA.
Esta mudança nas regras existentes foi recentemente acordada pelos membros do conselho da Comissão de Valores Mobiliários da Tailândia (SEC), de acordo com Pornanong Budsaratragoon, secretário-geral da SEC.
Comentando sobre a motivação do regulador tailandês para alterar as regras, Budsaratragoon disse:
“As empresas de gestão de ativos solicitaram à SEC que tivessem exposição em ativos digitais, especialmente Bitcoin e ETFs de Bitcoin à vista, mas precisamos considerar cuidadosamente se permitiremos que as empresas de gestão de ativos invistam diretamente em ativos digitais devido ao alto risco.”
Antes da alteração, os regulamentos de valores mobiliários tailandeses permitiam que as empresas de gestão de ativos investissem ou negociassem apenas em ativos classificados como valores mobiliários.
Tal como os seus pares, o regulador tailandês não considera um ativo digital como o bitcoin como um título. No entanto, a aprovação de ETFs de bitcoin pelos reguladores dos EUA abriu caminho para que as empresas tailandesas de gestão de ativos ganhassem exposição ao principal ativo digital.