Nayib Bukele, presidente de El Salvador, surpreendeu o mercado ao publicar em seu perfil do X (Twitter) uma captura de tela revelando a quantidade de bitcoins que o governo possui.
Bukele afirmou:
“Decidimos transferir uma grande parte do nosso #Bitcoin para uma carteira fria e armazenar essa carteira fria em um cofre físico dentro do nosso território nacional. Você pode chamá-lo de nosso primeiro cofrinho de Bitcoin.
Não é muito, mas é um trabalho honesto”.
Na captura de tela, é apresentado um endereço com cerca de 5689 bitcoins, avaliados em cerca de US$ 400 milhões nos preços atuais. Notavelmente, depois que a publicação foi realizada, o endereço começou a receber doações de bitcoin.
Este foi um movimento importante para o governo, que já foi criticado devido a falta de transparência em relação às suas compras de bitcoin. Ao tornar público o endereço, a posse de bitcoin do governo pode ser visualizada de forma transparente.
Acumulando Bitcoin
O governo de El Salvador já realizou sucessivas compras de bitcoin, e se comprometeu a realizar a aquisição de 1 moeda por dia por tempo indeterminado. Além disso, o governo contra com outras quatro fontes de renda em bitcoin, conforme destacado em publicação recente.
Além disso, o governo pretende também investir US$ 500 milhões em bitcoin quando o título de dívida Bitcoin Volcano Bond for lançado.
Apesar de estar exercendo influência sobre o mercado, o estoque de bitcoin de El Salvador é pequeno se comparado ao de grandes empresas, como MicroStrategy e Tesla.