Argentinos recorrem ao Bitcoin em meio a alta inflação

Frente à inflação implacável e à instabilidade econômica, os argentinos estão cada vez mais recorrendo ao Bitcoin como refúgio, com dados recentes indicando um aumento nas compras da criptomoeda.

Esta tendência ocorre num momento em que o Bitcoin tem experimentado uma recuperação notável nos últimos meses, atingindo máximos recordes e ultrapassando ativos tradicionais contra a inflação, como o dólar americano.

De acordo com um relatório da Bloomberg, somente na primeira semana de março, o número de compras semanais de Bitcoin na Argentina disparou para 34.700, marcando o maior volume visto no país em 20 meses. Este aumento representa mais que o dobro dos níveis observados no início de fevereiro, mostrando o crescente interesse e adoção do Bitcoin pelos argentinos.

O apelo do Bitcoin como proteção contra a inflação intensificou-se à medida que a criptomoeda testemunhou ganhos substanciais, subindo até 73% no acumulado do ano e atingindo um máximo histórico de mais de US$ 73.000. 

Esse aumento foi atribuído a vários fatores, incluindo a introdução dos primeiros Fundos Negociados em Bolsa (ETFs) de Bitcoin à vista dos EUA e a antecipação em torno do próximo evento de redução pela metade agendado para abril.

A taxa de inflação da Argentina, atualmente em 276%, corroeu o valor da moeda nacional, o peso, levando os cidadãos a procurarem reservas de valor alternativas. Tradicionalmente, o dólar americano tem sido a escolha preferida dos argentinos que procuram estabilidade no meio da turbulência econômica. Contudo, o recente fortalecimento do peso, juntamente com os esforços do governo para estabilizar a moeda, diminuiu o apelo do dólar.

A administração do Presidente Javier Milei tomou medidas para enfrentar os desafios econômicos, incluindo esforços para limpar o balanço do banco central. Embora Milei tenha feito campanha com a promessa de dolarizar a economia argentina, a sua abordagem desde que assumiu o cargo centrou-se na gestão da valorização do peso, em vez da dolarização imediata. Ele também sugeriu que a dolarização total continua a ser uma perspectiva distante.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

World Liberty Financial faz aquisições massivas de criptomoedas durante posse de Donald Trump
icon junho 9, 2025

Uber e criptomoedas: pagamentos mudam de nível

Escrito por Thiago Barboza
stablecoins
icon junho 12, 2025

Dólar digital: pagamentos com stablecoins transformam mercado

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoin hoje
icon junho 14, 2025

Inflação cede e Bitcoin ganha força

Escrito por Thiago Barboza