Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, afirmou em discurso histórico que pretende libertar Ross Ulbricht, criador do extinto mercado negro Silk Road, caso seja eleito novamente para o cargo.
O discurso foi marcado por menções ao mercado de criptomoedas, onde Trump destacou que os Estados Unidos devem liderar o setor.
“Sou muito positivo e aberto às empresas de criptomoedas e a tudo relacionado a esta nova e crescente indústria. Nosso país deve ser o líder nesse campo, não há lugar para ser o segundo”, escreveu Trump em sua rede social, Truth Details.
A menção à Ross foi destacada em publicação da Bitcoin Magazine no X:
“Ele já cumpriu 11 anos. Vamos levá-lo para casa.”
Ross Ulbricht fundou o Silk Road, um mercado online que permitia a negociação de diversos itens ilícitos, como drogas e armamento. Ross foi então descoberto pelo FBI, e condenado a duas sentenças de prisão perpétua em presídio federal.
Notavelmente, o Silk Road foi um dos primeiros serviços a utilizar o bitcoin como dinheiro de troca. Desde que o site foi removido, diversos mercados ilícitos surgiram utilizando criptomoedas como ferramenta monetária.
Há um grande ativismo em torno do caso de Ross, que juristas destacam ter recebido uma pena dura demais. No entanto, o jovem poderia ser absolvido mediante perdão presidencial. Esta é provavelmente a última oportunidade de liberdade para Ross, que já está há mais de uma década na prisão.
Nesta corrida presidencial, há diversos candidatos demonstrando apoio ao Bitcoin e ao mercado de criptomoedas, como Robert F. Kennedy Jr.
Kennedy chegou a afirmar que o Bitcoin é a chave para liberdade financeira:
“Precisamos ter certeza de que as pessoas que desejam se proteger contra a inflação possam ter isso [Bitcoin], mas também que tenham liberdade transacional e que o governo não seja capaz de digitalizar nossa moeda como fizeram no Canadá.”
O apoio ao mercado de criptomoedas deve ser fundamental nesta corrida presidencial, uma vez que dezenas de milhões de cidadãos dos EUA alocam recursos no setor.