O Paypal anunciou que está expandindo sua stablecoin PYUSD para a rede Solana (SOL). O anúncio foi feito em um comunicado de imprensa. Notavelmente, o Paypal destacou a capacidade da rede em fornecer pagamentos rápidos e escaláveis:
“O blockchain Solana é conhecido por processar grandes quantidades de transações em alta velocidade e com custos extremamente baixos, proporcionando benefícios significativos para casos de uso comercial.
Como o blockchain mais usado para transferências de stablecoin, de acordo com dados da plataforma de análise de blockchain Artemis, Solana emergiu como o blockchain líder para executar transações tokenizadas e é ideal para PYUSD, pois continua a ser usado para casos de uso de pagamento.”
Sheraz Shere, gerente geral de pagamentos da Fundação Solana, comentou sobre a iniciativa, destacando o potencial da rede em permitir pagamentos descentralizados sem altos custos:
“A velocidade e escalabilidade da rede Solana a tornam o blockchain ideal para novas soluções de pagamento que sejam acessíveis, econômicas e instantâneas. A adoção contínua de participantes da indústria como o PayPal ajuda a concretizar a próxima geração de inovação em fintech.”
Potencial da rede Solana
A rede Solana passou por problemas significativos após a falência da corretora FTX em 2022, que era uma das principais apoiadoras do projeto. No entanto, a rede passou por um crescimento significativo, sendo um dos principais projetos do mercado nos últimos meses.
Atualmente, o token SOL conta com uma capitalização de mercado superior a US$ 77 bilhões, sendo o quinto maior criptoativo do setor.
Diferente de protocolos como Bitcoin e Ethereum, a rede Solana é escalável em sua camada base, permitindo transações com baixo custo e alta velocidade. Por sua vez, redes como o Ethereum estão se estabelecendo como camadas finais de liquidação, enquanto transações menores são direcionadas para redes de segunda camada.