O Banco Central do Catar (QCB) anunciou a finalização da infraestrutura para sua CBDC e destacou que a primeira fase do projeto, com duração prevista até outubro, já foi iniciada.
A primeira etapa do projeto contará com testes e desenvolvimento de aplicações selecionadas da CBDC para liquidação de grandes pagamentos com bancos locais e internacionais em um ambiente experimental avançado.
O foco principal é aprimorar o acesso dos bancos domésticos aos mercados de capitais, otimizar os processos de liquidação e aumentar a eficiência das transações de títulos. A fase inicial da moeda servirá como base para identificar diversos casos de uso da CBDC, contribuindo para a melhoria dos sistemas atuais e possibilitando liquidações instantâneas.
A CBDC do Catar utilizará inteligência artificial (IA), tecnologia de registro distribuído (DLT) e outras tecnologias emergentes para aumentar a liquidez e ampliar a participação nos mercados financeiros, garantindo, ao mesmo tempo, a segurança das operações.
“O Banco Central do Catar está empenhado em acompanhar as transformações digitais testemunhadas pelo setor financeiro e bancário, tanto regional quanto globalmente”, afirmou o QCB.
Imagem destaque: Prensa Latina