Imagem: Pexels
A Polícia Nacional da Ucrânia realizou uma operação bem-sucedida contra uma rede de call centers criminosos que ofereciam falsos investimentos em criptomoedas, resultando na apreensão de carros de luxo e na prisão de um indivíduo conectado a um suposto “ladrão da lei”.
De acordo com um comunicado traduzido das autoridades ucranianas, 14 suspeitos foram detidos sob a acusação de enganar vítimas na Ucrânia, Moldávia, Cazaquistão e União Europeia.
Os criminosos atraíam as vítimas se passando por funcionários de uma bolsa de valores, utilizando técnicas psicológicas sofisticadas para convencê-las a investir suas economias em criptomoedas.
Após convencer as vítimas, os fundos eram desviados para carteiras digitais e contas bancárias controladas pelos criminosos. Dois dos detidos, um homem de 49 anos e outro de 51 anos, são considerados os principais organizadores da rede de call centers, responsáveis por recrutar os outros 12 membros.
Cada membro da quadrilha tinha um papel específico, desde a execução das fraudes até a contratação de novos integrantes e a coleta de informações sobre as vítimas. Além disso, a distribuição dos fundos entre o grupo era feita de forma a sustentar a comunidade criminosa, com parte dos recursos sendo utilizados para fortalecer suas operações.
