Argentina lança registro nacional de exchanges de criptomoedas 

Argentina lança registro nacional de exchanges de criptomoedas 

Imagem destaque: Carta Capital

A Comissão Nacional de Valores Mobiliários (CNV) da Argentina lançou oficialmente seu Registro de Provedores de Serviços de Ativos Virtuais (VASP), após receber quase uma centena de solicitações de pessoas físicas e jurídicas interessadas em oferecer serviços de negociação de criptomoedas.

A iniciativa busca aumentar a integridade do mercado e prevenir crimes financeiros, como lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, segundo o presidente da CNV, Roberto E. Silva. Até o momento, 35 entidades já obtiveram registro, incluindo quatro plataformas estrangeiras.

A CNV ressalta que entidades que solicitaram registro podem continuar operando enquanto aguardam confirmação, mas as não registradas serão proibidas de atuar até que regularizem sua situação. 

A obrigatoriedade do registro, introduzida em março, visa garantir a conformidade do setor com as normas de prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo.

No entanto, a medida gerou controvérsias na comunidade cripto local. Manuel Ferrari, membro da ONG Directive, criticou o registro, argumentando que Bitcoin não é um valor mobiliário e que a regulamentação pode prejudicar a liberdade no espaço cripto. 

Max Keiser, maximalista do Bitcoin, também expressou preocupação com as novas regras, afirmando que a falta de compreensão do presidente argentino sobre a criptomoeda pode levar a consequências negativas.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Arthur-Hayes-Fed
icon setembro 16, 2024

O que está por vir é pior que uma recessão, afirma Arthur Hayes

Escrito por João Victor
FTX
icon setembro 12, 2024

FTX: Caroline Ellison receberá sentença este mês 

Escrito por João Victor
Centro de mineração de Bitcoin na Noruega fecha operações, causando um aumento de 20% na conta de luz dos moradores
icon setembro 16, 2024

Centro de mineração de Bitcoin na Noruega fecha operações, causando um aumento de 20% na conta de luz dos moradores

Escrito por Sabrina Coin