Fábrica de memecoins na rede Solana enfrenta queda nas transações

A Pump.fun está passando por um declínio em suas transações, de acordo com dados da Dune Analytics. 

A plataforma funciona como um marketplace onde usuários podem criar e distribuir suas próprias memecoins na Solana, e sua simplicidade a torna atraente para iniciantes, o que explica seu rápido crescimento.

Para criar um token, basta definir um nome, símbolo, imagem e pagar uma taxa mínima. Inclusive, no final de maio, a Pump.fun se tornou protagonista da onda de memecoins das celebridades, com a participação de nomes como a rapper australiana Iggy Azalea.

Em um mês em que chegou a superar o Ethereum em receita diária, a plataforma agora enfrenta uma realidade diferente.

A Dune Analytics apontou que a Pump.fun possui atualmente 1.727.219 tokens implementados. No último sábado, ela gerou US$922.582 em taxas, ficando em sexto lugar (atrás de Lido, Juto, Ethereum, Solana e Tron).

O principal motivo por trás da queda na atividade de transações é provavelmente o colapso das memecoins associadas a celebridades. Esse setor, como era de se esperar, foi fortemente atingido em um curto período após um breve surto especulativo. Por exemplo, a memecoin MOTHER de Azalea está quase 80% abaixo do seu pico.

O cofundador do Ethereum, Vitalik Buterin, criticou a mania das memecoins de celebridades devido à falta de utilidade real e chegou a ser zombado por Azalea, mas pelo visto, ele não estava errado.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Criptomoedas
icon junho 12, 2025

Consultores cautelosos com as criptomoedas: uma mudança iminente?

Escrito por Thiago Barboza
icon junho 12, 2025

PayPal USD adota rede Stellar para novas aplicações

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoin hoje
icon junho 12, 2025

Bitcoin em alta, mas transações despencam

Escrito por Thiago Barboza