PF interrompe esquema bilionário de lavagem de dinheiro com criptomoedas

A Polícia Federal deflagrou a operação Aluir, que teve como objetivo desmembrar uma organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Notavelmente, o grupo utilizava criptomoedas em suas operações.

No total, foram cumpridos 5 mandados de busca e apreensão, bem como dois mandados de prisão preventiva. Outros dois indivíduos estão foragidos da justiça.

A Aluir trata-se da terceira fase da Operação Colossus, que está desmontando um esquema bilionário para lavagem de dinheiro. A Polícia Federal informou que R$ 6,7 bilhões em bens foram bloqueados pela justiça.

Foi identificado que os participantes da operação recebiam fundos de empresas de fachada, que eram então convertidos em criptomoedas.

Notavelmente, o grupo comandava 68 empresas, dos quais 9 movimentaram cerca de R$ 6,7 bilhões entre 2022 e 2023.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Minerador solo de Bitcoin
icon junho 6, 2025

Minerador solo desafia probalidades e conquista 3,151 Bitcoin

Escrito por Thiago Barboza
IOF
icon junho 10, 2025

IOF: Governo recua em aumento geral e mira apostas online para equilibrar contas

Escrito por Thiago Barboza
Criptomoedas
icon junho 12, 2025

Consultores cautelosos com as criptomoedas: uma mudança iminente?

Escrito por Thiago Barboza