Vitalik Buterin compartilhou suas reflexões sobre a importância de desenvolver aplicações que mantenham os princípios fundamentais de permissão e descentralização, ao mesmo tempo que oferecem valor duradouro no mercado de criptomoedas.
Para o fundador do Ethereum (ETH), é muito importante que essas dApps sejam úteis a longo prazo sem comprometer os valores fundamentais da blockchain.
Um exemplo positivo citado por Buterin são as exchanges descentralizadas (DEXs), que ele mesmo utiliza regularmente. Além disso, o programador elogiou a stablecoin descentralizada RAI e o mercado de previsões Polymarket como contribuições valiosas para o ecossistema cripto.
Por outro lado, o empreendedor manifestou sua desaprovação em relação a projetos movidos por incentivos de curto prazo, como o boom do farming de liquidez em 2021. Segundo ele, muitos desses protocolos são alimentados por emissões de tokens que, em sua essência, não são sustentáveis e não agregam valor a longo prazo.
Buterin também comentou sobre a prisão de Pavel Durov, fundador do Telegram, na França.
Embora já tenha criticado o Telegram por não levar a criptografia a sério, Buterin expressou preocupações sobre as implicações dessa prisão para o futuro da autossuficiência de software e comunicação na Europa.
O bilionário apontou que as acusações parecem se basear na falta de regulação e na recusa em entregar dados de usuários, o que ele considera um sinal preocupante para o futuro da liberdade digital.