O Zürcher Kantonalbank (ZKB), quarto maior banco da Suíça, anunciou uma nova funcionalidade em seu aplicativo móvel que permite aos seus clientes de varejo comprar, vender e armazenar bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH). Esse avanço é resultado da parceria do gigante financeiro com a Crypto Finance, corretora de ativos digitais pertencente ao grupo Deutsche Börse.
Além disso, o ZKB desenvolveu uma solução de custódia cripto, contando com a colaboração da Fireblocks para armazenar esses ativos de forma segura.
“O Zürcher Kantonalbank assume a função de armazenar com segurança as chaves privadas. Isso significa que os clientes e outros bancos não precisam de suas próprias carteiras e nem de se preocupar com o armazenamento das chaves privadas. O ZKB cuida de tudo”, explicou Alexandra Scriba, chefe de clientes institucionais e multinacionais do banco.
Além de disponibilizar esses serviços aos seus próprios clientes, o ZKB também permitirá que outros bancos suíços ofereçam negociação e custódia de criptomoedas. A primeiro instituição a adotar essa nova solução foi o Thurgauer Kantonalbank.
Vale lembrar que o ZKB não é novato quando se trata de inovações no mercado cripto. Em 2021, por exemplo, o banco se destacou ao participar da emissão do primeiro título digital do mundo na SIX Digital Exchange (SDX).