A série Money Electric, série produzida pela HBO, promete revelar a identidade de Satoshi Nakamoto, o anônimo criador do Bitcoin. A série, dirigida por Cullen Hoback, será lançada nesta terça-feira (8).
Conforme destacado, a série é fruto de uma investigação de vários anos. De acordo com declarações, a investigação chegou a uma pessoa. No entanto, as evidências parecem não ser conclusivas:
“Acho que apresentamos um caso incrível no filme, e acredito que a pessoa em quem chegamos é inesperada e vai gerar uma boa dose de controvérsia.”
“Acho que as pessoas vão debater isso, independentemente de quão forte seja o nosso argumento, e tudo bem. Essa é a natureza desse espaço. Tivemos muito mais evidências do que pudemos incluir no filme. Mas vai depender do público, como eles veem o caso, como eles veem as evidências e se estão ou não convencidos.”
Assista ao trailer:
Desaparecimento de Satoshi
A identidade de Satoshi Nakamoto permanece desconhecida até hoje, cerca de 15 anos após a criação do Bitcoin. Aparentemente, Satoshi planejou permanecer anônimo desde antes da fundação do Bitcoin, sendo cuidadoso em cada passo.
Muitas teorias sobre a identidade de Satoshi surgiram ao longo dos anos. Tentativas de identificar o padrão de escrita de Satoshi foram realizadas para encontrar possíveis suspeitos.
Entre alguns dos principais suspeitos de serem Satoshi estão Adam Back, Hal Finney, Nick Szabo, John Nash e outros. No entanto, nenhuma evidência conclusiva foi deixada por Satoshi.
O bloco gênesis da criptomoeda conta com uma mensagem que é a capa do jornal The Times publicada fisicamente no Reino Unido no dia 3 de janeiro de 2009. Isto indicaria que Satoshi estava no Reino Unido quando publicou o Bitcoin. Ou isto seria apenas uma cortina de fumaça para desviar a atenção?
Todas estas teorias serão investigadas nesta nova série da HBO.
Leia mais: E-mails inéditos de Satoshi Nakamoto são disponibilizados para o público