Governo dos EUA vão devolver 94 mil bitcoins de corretora hackeada em 2016

Rachadura no Federal Reserve? Membro do Fed critica redução na taxa de juros realizada por Powell
Shutterstock

O governo dos Estados Unidos vai devolver 94.643 bitcoins vindos de um hack para a corretora de criptomoedas Bitfinex. A exchange foi hackeada em 2016, e somente em 2022 os fundos foram recuperados.

Estas 94 mil moedas fazem parte do estoque de bitcoins do governo dos Estados Unidos. Ao longo dos anos, o governo acumulou centenas de milhares de bitcoins, dos quais muitos foram leiloados.

Roubo da Bitfinex

A Bitifinex foi roubada em 119.754 bitcoins, que na época eram avaliados em cerca de US$ 70 milhões. A corretora não poderia honrar com as obrigações dos clientes, e então lançou no mercado o BFX, um token que serviria como uma promessa de reembolso.

A Bitfinex conseguiu reembolsar os usuários afetados em 2017, e seguiu como uma das plataformas de negociação mais relevantes do mercado.

Além disso, a corretora também lançou no mercado o token UNUS SED LEO (LEO). A corretora se comprometeu em usar pelo menos 80% dos fundos recuperados para comprar o token para realizar a queima.

Após os fundos serem devolvidos, ela terá 18 meses para liquidar as moedas, de acordo com dados do white paper do token. Os 20% restantes provavelmente serão mantidos pela corretora, que pertence à iFinex.

Anos mais tarde, as investigações levaram à prisão do casal Ilya Lichtenstein e Heather Morgan. 

Leia mais: Hack de 2016: Bitfinex é identificada como única vítima confirmada, diz governo dos EUA

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Analista: Token UNI pode subir de 10 a 100 vezes após a eleição
icon outubro 9, 2024

Analista: Token UNI pode subir de 10 a 100 vezes após a eleição

Escrito por Sabrina Coin
Ninguém gosta do Ethereum agora, afirma CIO da Bitwise (1)
icon outubro 8, 2024

Vitalik Buterin vende memecoins e doa Ether para caridade

Escrito por João Victor
Dólar
icon outubro 9, 2024

Análise do preço do Monero (XMR): principal criptomoeda de privacidade

Escrito por João Victor