O governo dos Estados Unidos vai devolver 94.643 bitcoins vindos de um hack para a corretora de criptomoedas Bitfinex. A exchange foi hackeada em 2016, e somente em 2022 os fundos foram recuperados.
Estas 94 mil moedas fazem parte do estoque de bitcoins do governo dos Estados Unidos. Ao longo dos anos, o governo acumulou centenas de milhares de bitcoins, dos quais muitos foram leiloados.
Roubo da Bitfinex
A Bitifinex foi roubada em 119.754 bitcoins, que na época eram avaliados em cerca de US$ 70 milhões. A corretora não poderia honrar com as obrigações dos clientes, e então lançou no mercado o BFX, um token que serviria como uma promessa de reembolso.
A Bitfinex conseguiu reembolsar os usuários afetados em 2017, e seguiu como uma das plataformas de negociação mais relevantes do mercado.
Além disso, a corretora também lançou no mercado o token UNUS SED LEO (LEO). A corretora se comprometeu em usar pelo menos 80% dos fundos recuperados para comprar o token para realizar a queima.
Após os fundos serem devolvidos, ela terá 18 meses para liquidar as moedas, de acordo com dados do white paper do token. Os 20% restantes provavelmente serão mantidos pela corretora, que pertence à iFinex.
Anos mais tarde, as investigações levaram à prisão do casal Ilya Lichtenstein e Heather Morgan.
Leia mais: Hack de 2016: Bitfinex é identificada como única vítima confirmada, diz governo dos EUA