Investigador russo é condenado por receber mil bitcoins de suborno

Tether (USDT)

Marat Tambiyev, membro do Comitê Investigativo da Rússia (ICR), foi condenado a 16 anos de prisão por aceitar um suborno de 1032 bitcoins de um grupo de hackers que estava investigando.

Marat começou a trabalhar no ICR em 2011, e se tornou chefe da divisão investigativa no distrito de Tverskoy. O investigador teria recebido o suborno, avaliado em US$ 65 milhões, do grupo Infraud Organization.

O suborno contribuiu para que os ativos do grupo não fossem confiscados, e para que a prisão de Kirill Samokutyaevsky e Konstantin Bergmanov fosse evitada.

Em uma busca no apartamento de Marat, foi encontrado um Macbook com uma pasta escrita “Pension” contendo as chaves privadas dos 1032 bitcoins. Notavelmente, este é agora o maior suborno da história da Rússia, superando o recorde anterior de 1,4 bilhão de rublos

Marat e sua subordinada, que também foi condenada, alegam inocência. O investigador afirma que foi intencionalmente incriminado. Os advogados de ambos devem entrar com recursos.

Rússia e as criptomoedas

O governo da Rússia conta com uma complexa relação com o mercado de criptomoedas. Por um lado, o governo vem incentivando o uso da classe de ativos no comércio internacional, como forma para burlar as sanções ocidentais.

No entanto, o governo não reconhece as criptomoedas dinheiro corrente em seu território nacional. O país também vem se tornando um importante centro para a mineração de Bitcoin nos últimos anos. O clima frio do país é altamente propício para a atividade, que é intensiva no consumo energético.

Leia mais: Rússia já arrecadou US$ 556 milhões através da mineração de Bitcoin

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Golpistas usam ChatGPT como isca para enganar investidores de criptomoedas
icon outubro 14, 2024

Golpistas usam ChatGPT como isca para enganar investidores de criptomoedas

Escrito por Sabrina Coin
Ninguém gosta do Ethereum agora, afirma CIO da Bitwise (1)
icon outubro 12, 2024

Google integra Ethereum Name Service (ENS)

Escrito por João Victor
Binance adia listagem de BNSOL em sua plataforma de margem
icon outubro 14, 2024

Binance adia listagem de BNSOL em sua plataforma de margem

Escrito por Sabrina Coin