Sergey Bezdelov, líder da Associação Russa de Mineração Industrial, disse durante o Fórum Econômico Oriental (EEF-2024) que a atividade mineradora na Rússia resultou em uma arrecadação de 50 bilhões de rublos, equivalentes a US$ 556 milhões.
Segundo Bezdelov, esses números são fruto da atual estrutura regulatória, que, embora ainda em desenvolvimento, tem mostrado um desempenho promissor. Ele acredita que a entrada de novos investidores em infraestrutura pode potencialmente aumentar as contribuições fiscais do setor.
Em 8 de agosto, a Rússia sancionou uma lei, com vigência prevista para novembro, que legaliza a mineração de criptomoedas no país.
De acordo com a nova normativa, entidades jurídicas e empreendedores individuais registrados no Ministério do Desenvolvimento Digital poderão operar na mineração. Além disso, indivíduos sem status de empreendedorismo terão aval para minerar, desde que respeitem os limites de consumo de energia impostos pelo governo.
A nova legislação também regula as operações de infraestrutura de mineração, que deverão estar devidamente registradas no Ministério do Desenvolvimento Digital.