Desenvolvedores do Bitcoin apresentam solução contra ataques quânticos

Ethereum valoriza mais que o bitcoin após corte na taxa de juros dos EUA
Shutterstock

Desenvolvedores do Bitcoin estão trabalhando em uma solução para criar endereços resistentes à computação quântica. Potencialmente, entre 1 e 2 milhões de endereços estariam vulneráveis com o avanço da computação quântica.

Nos primeiros anos da rede Bitcoin, os endereços P2PKH (Pay to Public Key) eram os mais utilizados. Estes endereços são os mais vulneráveis a um ataque de força bruta, por exemplo. Para resolver este problema, novos padrões de endereço resistentes à computação quântica poderiam ser implementados.

Uma publicação compartilhada pelo desenvolvedor Jamerson Loop detalha a necessidade de um novo padrão de endereço para o BTC:

“Propõe-se implementar um tipo de endereço Pay to Quantum Resistant Hash (P2QRH) que utiliza um algoritmo de assinatura criptográfica pós-quântica (PQC)”.

“Esse novo tipo de endereço protege as transações submetidas à mempool e ajuda a preservar o livre mercado, ao reduzir a necessidade de transações privadas e fora da mempool.”

Piora na escalabilidade

Outro ponto levantado na discussão é o tamanho desse novo potencial padrão de endereço. Transações com o padrão proposto seriam cerca de 20 vezes maiores do que transações convencionais.

Isso significa que o Bitcoin potencialmente seria capaz de processar menos transações na camada base. Atualmente, a rede Bitcoin é capaz de processar cerca de 200 milhões de transações por ano.

Portanto, um aumento no tamanho do bloco seria uma possibilidade para o futuro da rede. No entanto, a última tentativa em mudar o tamanho do bloco do Bitcoin resultou na divisão da rede entre BTC e Bitcoin Cash (BCH).

Leia mais: Engenheiros da Meta alertam para perigos da computação quântica para criptomoedas

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon abril 3, 2025

Gigante das stablecoins: Circle oficializa IPO e será listada na bolsa

Escrito por Thiago Barboza
icon abril 1, 2025

Brasil deve adotar identidade com blockchain até 2032 – Entenda

Escrito por Thiago Barboza
icon abril 8, 2025

Ethereum hoje: ETH vai cair abaixo de US$ 1 mil em breve, diz especialista

Escrito por Thiago Barboza