Carlos Bolsonaro se confunde e dá informação falsa sobre Bitcoin no Twitter

carlos bolsonaro bitcoin fake news

Carlos Bolsonaro, vereador pelo PSC-RJ e filho do atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, divulgou uma notícia um tanto incorreta envolvendo o Bitcoin.

Em sua conta no Twitter, ele disse que Damares Alves, Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, teria bloqueado “dezenas de milhões de reais em Bitcoins para índios no RJ”.

Contudo, a informação é equivocada, já que a ação tomada pela Ministra sob o governo de Jair Bolsonaro, não possui relação alguma com Bitcoin.

bolsonaro damares bitcoin fake news

A verdade é que um contrato de R$ 44,9 milhões entre a FUNAI e a Universidade Federal Fluminense (UFF) foi suspenso por Damares Alves assim que ela assumiu o ministério.

No entanto, entre as diversas ações previstas no contrato, estava a criação de uma criptomoeda destinada aos índios.

O projeto, na realidade, não tem nada a ver com o Bitcoin, nem com o repasse, utilização ou recebimento da criptomoeda em qualquer âmbito.

Nos últimos tempos foi possível identificar que os membros da família Bolsonaro possuem pouco conhecimento a respeito sobre o assunto.

Durante uma entrevista exibida em 4 de julho no SBT, Jair Bolsonaro disse em rede nacional que “embora não soubesse o que é Bitcoin, a ação da ministra Damares em bloquear Bitcoins para os índios era correta”.

A falta de educação sobre Bitcoin e criptomoedas levou o presidente da república e seu filho, Carlos Bolsonaro, a cometerem o mesmo erro, usando o termo Bitcoin como sinônimo de qualquer criptomoeda.

Por outro lado, isso poderia mudar futuramente, já que as criptomoedas e blockchain parecem estar ganhando mais espaço no governo atual, e agora o Congresso Nacional possui uma “frente” de defesa de assuntos ligados à novas tecnologias.

“Eles apresentam a proposta e nós a discutimos aqui no Congresso”, afirmou o deputado Vinícius Poit (Novo-SP).

Presidido pelo deputado federal João Henrique Caldas (PSB-AL) e coordenado por Poit, o grupo engloba outros 201 deputados e 11 senadores.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon abril 29, 2025

Criptobanco Nexo retorna aos EUA após dois anos

Escrito por Thiago Barboza
icon abril 24, 2025

Banco Central define que novas regras para corretoras de criptomoedas chegam ainda em 2025

Escrito por Thiago Barboza
Preço do BTC
icon abril 25, 2025

Bitcoins hoje: preço voltará aos US$ 100 mil até fim de abril?

Escrito por Thiago Barboza