Economia Brasileira: Expectativa de inflação do mercado financeiro sobe de 4,5% para 4,55%

Economia Brasileira: Expectativa de inflação do mercado financeiro sobe de 4,5% para 4,55%
Pexels

O mercado financeiro revisou para cima a previsão do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do Brasil.

De acordo com a Agência Brasil, a nova expectativa para o IPCA em 2024 é de 4,55%, ultrapassando o teto da meta de 4,5% estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que definiu uma meta central de 3%, com margem de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. A projeção para 2025 também subiu, chegando a 4%.

Para os anos seguintes, 2026 e 2027, o mercado estima uma inflação mais controlada, de 3,6% e 3,5%, respectivamente.

Selic e combate à inflação

O Banco Central, para conter a inflação, recorre à taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 10,75% ao ano. Após cortes sucessivos, o mercado espera que a taxa básica suba novamente, encerrando 2024 em 11,75% ao ano, com uma projeção de queda gradual até 2027, quando poderá atingir 9% ao ano. 

O próximo encontro do Comitê de Política Monetária (Copom), em 5 e 6 de novembro, pode trazer um novo ajuste.

PIB e desempenho econômico

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro trouxe surpresas positivas: com crescimento de 1,4% no segundo trimestre deste ano e projeção de 3,08% até o final de 2024, o cenário se mostra mais aquecido do que o esperado. 

Para 2025, 2026 e 2027, a expectativa é de um crescimento mais modesto, em torno de 2% ao ano, sinalizando uma visão de médio prazo com estabilidade econômica, apesar dos desafios inflacionários.

Dólar e projeção de câmbio

A valorização do dólar frente ao real é outro fator a observar. Com o câmbio projetado a R$ 5,45 para o final deste ano e R$ 5,40 para o final de 2025, o mercado ajusta suas previsões de acordo com a inflação e as taxas de juros.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Dominância do Bitcoin deve continuar em alta, aponta QCP Capital
icon outubro 27, 2024

Dominância do Bitcoin deve continuar em alta, aponta QCP Capital

Escrito por Sabrina Coin
Phantom Wallet lança nomes de usuário para transferências simples de criptomoedas
icon outubro 28, 2024

Solana registra recorde em taxas diárias

Escrito por João Victor
Haddad se reúne com Lula para discutir corte de gastos
icon outubro 29, 2024

Haddad se reúne com Lula para discutir corte de gastos

Escrito por Sabrina Coin