Brad Garlinghouse, presidente executivo da Ripple Labs, afirmou que o “reinado de terror” de Gary Gensler na SEC (Securities and Exchange Commission) está chegando ao fim. A SEC é a instituição responsável por regular e supervisionar os mercados de valores mobiliários dos EUA.
Em entrevista à Bloomberg, Brad destacou que dado o resultado eleitoral dos EUA, “teremos um envolvimento mais construtivo” com a indústria de ativos digitais.
Brad afirmou:
“O reinado de terror de Gary Gensler na indústria de criptomoedas chegará ao fim muito em breve.”
Gary Gensler na SEC
Gary Gensler foi indicado pelo presidente Joe Biden para assumir o cargo de presidente da SEC. Ao longo dos anos, a instituição tornou a regulação do setor confusa, sendo incapaz de definir com clareza quais criptoativos seriam regulados como valores mobiliários, e quais seriam considerados commodities digitais.
Perante a SEC, Bitcoin e Ether são definitivamente commodities digitais. Demais criptoativos estão em um limbo regulatório que resultou em processos contra corretoras. A SEC já alegou, por exemplo, que criptoativos como ADA e SOL seriam classificados como valores mobiliários.
Estes processos podem trazer implicações sérias para o mercado e para as empresas que lidam com estes ativos.
No entanto, uma mudança na presidência da SEC pode trazer mais clareza para o mercado e para as empresas que o compõe.