Índia saca 102 toneladas de ouro do Reino Unido

Bitcoin - ouro

O Banco de Reserva da Índia (RBI) realizou o saque de 102 toneladas de ouro do Reino Unido. Os ativos fazem parte das reservas do governo indiano. Do total, 324 toneladas de ouro permanecem custodiadas no Reino Unido.

Este movimento está alinhado com tendências globais observadas nos últimos anos. A China também vem acumulando reservas de ouro em níveis recordes. 

A acumulação de ouro por parte de bancos centrais levantou questionamentos nos últimos anos, com a volta de um padrão metálico sendo cogitada por analistas. Além disso, isto indica uma menor dependência dos países ocidentais em relação ao dólar americano e aos sistemas de compensações internacionais.

Desempenho do ouro

O ouro tem sido um dos ativos de melhor desempenho em 2024. O metal precioso disparou cerca de 60% desde o começo do ano, sendo cotado agora acima de US$ 2750 por onça:

Historicamente, o ouro tem sido uma reserva de valor neutra para a humanidade. Até 1971, o dólar americano era diretamente lastrado no metal precioso. No entanto, essa conversibilidade foi interrompida durante o governo Nixon.

Leia mais: Bitcoin deve ultrapassar o ouro, afirma Donald Trump

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Por que o mercado cripto inicia a semana em queda, 30/12/24?
icon dezembro 30, 2024

Por que o mercado cripto inicia a semana em queda, 30/12/24?

Escrito por Thiago Barboza
Ethereum: preço pode subir para US$ 5 mil até 31 de dezembro?
icon dezembro 26, 2024

Co-fundador do Ethereum, Vitalik Buterin, adota Moo Deng, hipopótamo pygmeu famoso, e gera alta no preço do token MOODENG

Escrito por Ebo Victor
3 altcoins mais negociadas hoje, 30/12/24
icon dezembro 30, 2024

3 altcoins mais negociadas hoje, 30/12/24

Escrito por Thiago Barboza