A BDSwiss é uma corretora internacional de ativos financeiros com foco em CFDs, que são contratos por diferença, e produtos de alavancagem, fundada em 2012. A plataforma é bastante completa, e nossa ideia nesse artigo hoje é explorar se a BDSwiss é confiável e segura, e detalhar mais a fundo todos os recursos de segurança da plataforma.
O que é a BDSwiss?
A BDSwiss é uma plataforma de negociação de ativos financeiros com sede na Suíça, criada por um grupo de investidores com o objetivo de criar uma plataforma com integração com sistemas de negociação existentes, e tornar o acesso a diversos produtos financeiros mais simples.
Atualmente, a BDSwiss tem um volume de negociação trimestral de quase 100 bilhões de dólares e mais de 1,7 milhão de contas registradas no mundo todo. O site da plataforma está traduzido para diversos idiomas, inclusive o português. Fora isso, ela conta com um terminal de negociação próprio, além de integrações com outras ferramentas de negociação populares. Além disso, ela também tem aplicativos para fazer investimentos e monitorar o portfólio pelo celular.
Os principais serviços da plataforma são:
- CFDs de cripto: A BDSwiss oferece contratos de CFDs criptomoedas como BTCUSD, ETHUSD, ADAUSD e outros.
- Mercado de índices: Na BDSwiss, é possível investir em índices de vários attivos como Nasdaq, S&P 500 e outros.
- Commodities: A plataforma também oferece contratos de futuros para commodities como ouro, prata e petróleo.
- Mercado de câmbio: Com mais de 50 pares de negociação, a BDSwiss oferece o mercado FOREX, que permite investir em moedas globais com uma alavancagem de até 1:2.000.
A BDSwiss é confiável e segura?
Segurança é fundamental ao investir em qualquer plataforma digital, e de forma geral, a corretora BDSwiss é confiável e segura. Ela conta com vários recursos de segurança disponíveis na plataforma, e várias licenças de operação que a gente vai mencionar abaixo.
Regulamentação e licenças
A BDSwiss tem regulamentação para operar de forma legal em diversas jurisdições. O site oficial menciona as quatro licenças de operação abaixo:
- FSC – Comissão de Serviços Financeiros (FSC) das Ilhas Maurício: C116016172
- FSA — Autoridade de Serviços Financeiros das Ilhas Seychelles: SD047
- MISA — Autoridade de Serviços Internacionais (MISA): T2023244
- SCA — Autoridade de Títulos e Commodities (SCA) Emirados Árabes Unidos: 20200000188
Tecnologias utilizadas pela plataforma
Além das regulamentações, a BDSwiss é confiável e também tem uma série de ferramentas de segurança, como por exemplo:
- Criptografia SSL de 256 bits: garante que todas as informações e dados dos usuários estejam protegidos durante a transmissão.
- Verificação em duas etapas (2FA): adiciona uma camada extra de segurança ao exigir um código de verificação adicional durante o login.
Comprovação de reservas
A BDSwiss não tem uma página dedicada de comprovação de reservas, onde ela comprova uma auditoria que mostra que os recursos usuários são segregados. Mas, novamente, dá pra gente retomar a questão da regulamentação, que comprova que a empresa atende a padrões bastante rigorosos de segurança dos ativos e das informações privadas dos usuários.
E, como o armazenamento de criptomoedas não é o foco principal da plataforma, o fato de não ter uma página dedicada de comprovação de reservas não é um ponto de preocupação.
Reclame Aqui e TrustPilot
Como a gente mencionou antes, a BDSwiss é uma empresa da Suíça, que opera no Brasil, mas não possui um registro nacional. Por isso, a empresa não tem uma página no Reclame Aqui, mesmo oferecendo suporte em português através do site.
No entanto, vale notar que a BDSwiss é bastante ativa no outro portal chamado Trustpilot, que funciona de forma bastante parecida, onde a empresa tem 80% das avaliações com 5 estrelas. Além disso, respondeu a 97% de todas as avaliações negativas, e tem uma média de tempo de resposta abaixo de 24 horas.
Também vale notar que mesmo o Trustpilot sendo uma plataforma internacional, existem algumas reclamações em português, todas elas foram respondidas pela plataforma em poucas horas. Então dá pra dizer que a BDSwiss é confiável e tem, sim, um compromisso com a experiência do usuário.
Vantagens e desvantagens
Como qualquer plataforma de investimento, a BDSwiss tem algumas vantagens e desvantagens:
Vantagens
- Regulamentação em diversas jurisdições: A BDSwiss é regulamentada em vários países e possui uma estrutura bastante completa de regulamentação, deixando ela como uma plataforma bastante segura.
- Variedade de ativos: A BDSwiss tem foco principal na negociação de CFDs e oferece CFDs em vários mercados, como mercado de câmbio, commodities, índices e criptomoedas.
- Integrações avançadas: A BDSwiss tem uma integração com plataformas como o MetaTrader 4 e 5, que são plataformas avançadas de negociação utilizadas por traders no mundo inteiro, além de aplicativos para negociação pelo celular.
- Recursos educacionais: Uma das grandes vantagens da BDSwiss é que ela possui uma sessão dedicada ao site com análises de mercado e vários guias com instruções para quem quer começar a fazer trading em todos os mercados suportados.
Desvantagens
- Taxas mais complexas: A estrutura de taxas da BDSwiss funciona por níveis e com a cobrança de swaps e spreads, o que é mais complexo do que ocorre em outras corrretorras.
- Taxas de inatividade: Se você registrar uma conta e não fizer operações por mais de 3 meses, a BDSwiss cobra uma taxa de operação para manter a conta ativa.
Como é o suporte da BDSwiss?
O suporte da BDSwiss é bastante completo, está disponível por chat ao vivo e e-mail, e está acessível em português. O chat ao vivo funciona 5 dias por semana, e um ponto de destaque aqui é a sessão de recursos educacionais da plataforma, que é uma das mais completas que a gente já viu, com guias tanto para traders iniciantes quanto para quem faz operações mais avançadas.
Como começar a investir na BDSwiss?
O processo de cadastro na BDSwiss foi bastante simples, e abaixo colocamos um passo a passo de como começar.
- Site oficial: O primeiro passo é visitar o site oficial da plataforma e clicar no botão “Abrir Conta”.
- Formulário: O formulário de cadastro inicial é bastante simples, e pede somente alguns dados como email, nome completo, telefone e data de nascimento.
- Verificação: Antes de negociar, você vai precisar carregar alguns documentos de comprovação de endereço e identidade.
- Depósito: Depois de criar sua conta, você pode fazer um depósito para começar a negociar. A BDSwiss aceita várias formas de pagamento, incluindo PIX e criptomoedas.
- Negociação: Agora você já pode começar as operações de negociação, ou então usar a conta de demonstração dentro do seu perfil para se acostumar com a plataforma.
Vale a pena investir na BDSwiss?
De forma geral, sim, a BDSwiss é confiável e vale a pena investir na corretora. A plataforma tem recursos muito avançados e uma infinidade de mercados de negociação, além de possuir uma estrutura regulatória bastante sólida e muita experiência no mercado, com mais de 12 anos e milhões de usuários no mundo inteiro. Outro ponto de destaque é, novamente, os recursos educacionais da plataforma, que ajudam bastante na hora de remover um pouco da complexidade de trabalhar dentro de um terminal de negociação, com operações um pouco mais avançadas.
A BDSwiss pode não ser recomendada para quem busca uma plataforma mais simples, só para comprar e vender cripto, mas é certamente uma excelente opção para quem quer fazer operações de trading um pouco mais complexas e um pouco mais avançadas.