Donald Trump deverá ser confirmado como presidente dos Estados Unidos nos próximos dias. Apesar da apuração dos votos ainda estar ocorrendo, Trump já conseguiu a quantidade necessária de delegados para ser declarado o próximo presidente do país mais poderoso do mundo.
Saída de Gensler
Notavelmente, Donald Trump prometeu durante a Conferência Bitcoin 2024 remover Gary Gensler da presidência da SEC, instituição que regulamenta o mercado de títulos e valores mobiliários dos Estados Unidos.
Trump afirmou:
“No momento em que eu for empossado, a perseguição contra essa indústria acabará. Eu nomearei um novo presidente da SEC que acredita que a América deve construir o futuro, não bloquear o futuro.”
Gensler, nomeado por Joe Biden, é considerado uma figura contrária às criptomoedas, apesar de ter aprovado diversos ETFs de Bitcoin e Ether este ano. A SEC vem movendo processos contra empresas do mercado, alegando que criptoativos importantes seriam considerados títulos não autorizados.
No entanto, a instituição não é capaz de dar uma definição clara que diferencie BTC e ETH de outros criptoativos descentralizados. Isto está criando confusões regulatórias, algo que não é aceitável para uma agência que deveria proteger o mercado.
Outras promessas de Trump incluem a criação de uma reserva estratégica de bitcoin para os EUA e a libertação de Ross Ulbricht do presídio federal.