Banco Central eleva taxa Selic para 11,25%

Banco Central eleva taxa Selic para 11,25%
Shutterstock

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, levando os juros ao patamar de 11,25% ao ano. Este novo aumento foi aprovado por unanimidade.

Desde setembro, o Copom vem intensificando o aperto monetário, com a Selic subindo de 10,75% para os atuais 11,25%.

Para o próximo encontro, agendado para dezembro, a expectativa entre analistas de mercado é de que o Copom dê continuidade ao ciclo de alta, com nova elevação de 0,5 ponto percentual, o que levaria a Selic para 11,75% ao ano.

No entanto, a expectativa é que, após o possível aumento de dezembro, a tendência seja revertida ao longo dos próximos meses, com a taxa básica encerrando 2025 em torno de 11,25%.

Riscos inflacionários

O Banco Central destacou que as expectativas podem continuar desancoradas diante da volatilidade cambial e do fortalecimento do dólar. A inflação dos serviços, que mantém alta persistente, também é vista como um desafio.

No âmbito fiscal, a postura do governo segue sob escrutínio no que diz respeito às medidas para garantir a sustentabilidade da dívida pública.

O Banco Central reafirma que uma política fiscal consistente pode auxiliar no controle das expectativas de inflação e reduzir o prêmio de risco dos ativos brasileiros, o que, por sua vez, facilita o trabalho da política monetária.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Conglomerado de Warren Buffett vende 20 milhões de ações do Nubank
icon novembro 18, 2024

Conglomerado de Warren Buffett vende 20 milhões de ações do Nubank

Escrito por Sabrina Coin
Kim Dotcom
icon outubro 30, 2024

Bitcoin deve subir 10x, mas Bitcoin Cash deve disparar 100x, afirma Kim Dotcom

Escrito por João Victor
Ibovespa fecha segunda-feira com a maior alta desde fevereiro
icon novembro 5, 2024

Ibovespa fecha segunda-feira com a maior alta desde fevereiro

Escrito por Sabrina Coin