Peter Schiff, economista conhecido por prever a crise de 2008, fez recentemente novos tweets sobre o Bitcoin (BTC). Apesar de ser um crítico das moedas fiduciárias e das políticas dos bancos centrais modernos, Schiff é um crítico de longa data do Bitcoin e do mercado de criptomoedas.
Em uma publicação recente, Shiff destacou que apesar da alta recente no preço do BTC, o ouro está apresentando um desempenho melhor nos últimos anos. O preço do BTC está cerca de 27% abaixo em relação a máxima histórica com o metal.
“#Bitcoin pode ter atingido um recorde em dólares, mas ainda está cerca de 27% abaixo de seu recorde em #ouro.”
Na mesma publicação, Schiff destacou que o bitcoin está subindo devido a especulação do mercado em relação a vitória de Donald Trump. No entanto, Schiff acredita que Trump não cumprirá com as promessas feitas para os entusiastas do mercado.
O economista afirmou:
“Está subindo apesar do pico do dólar e do salto nos rendimentos dos títulos, já que os especuladores apostam que #Trump será o presidente do Bitcoin. Essa é uma das várias promessas que Trump quebrará.”
Naturalmente, a publicação de Schiff está repleta de comentários negativos e memes de bitcoiners. Historicamente, Schiff tem errado suas previsões em relação à principal criptomoeda do mercado.
Trump e o Bitcoin
Donald Trump fez uma série de promessas envolvendo o Bitcoin e o mercado de criptomoedas. Durante a conferência Bitcoin 2024 em Nashville, Trump afirmou que pretende criar uma reserva estratégica de BTC para os cofres do governo dos EUA.
Isso, por sua vez, seria feito inicialmente não vendendo os mais de 200 mil bitcoins que os EUA mantém em caixa. Estas moedas foram acumuladas nos últimos anos através de apreensões.