Políticos pedem a Trump para não interferir no comando do Federal Reserve

Políticos pedem a Trump para não interferir no comando do Federal Reserve
Shutterstock

Conforme observado pelo Financial Times, Donald Trump já expressou o desejo de influenciar as decisões do Federal Reserve (Fed) em relação a taxas de juros nos Estados Unidos.

Durante a primeira passagem do bilionário pela Casa Branca, ele criticou o atual presidente do Fed, Jerome Powell, seu próprio indicado, por resistir aos cortes de juros que ele tanto defendia.

Chamando Powell de “inimigo” e “sem noção”, Trump alimentou especulações de que poderia buscar meios de colocar um líder mais alinhado com seus interesses pessoais à frente da entidade.

No entanto, esse tipo de interferência, segundo economistas e políticos, poderia desestabilizar a economia dos EUA e os mercados globais, ao questionar a credibilidade de uma instituição que tradicionalmente opera de forma independente.

Não vai ser fácil demitir Powell 

Nos EUA, as regras para a nomeação e demissão de dirigentes do Fed são bastante rígidas, e o Senado tem o papel de validar as nomeações realizadas pelo presidente.

Com isso, Trump teria um caminho limitado para remover Powell ou qualquer outro dirigente que discorde de suas orientações.

A presidência de Powell no Fed vai até 2026 e ele já afirmou que não deixaria o cargo caso fosse pressionado a fazê-lo, decisão essa que recebeu apoio de representantes democratas e republicanos.

O argumento é que a economia dos Estados Unidos se beneficia mais quando os investidores e consumidores confiam que o Fed atuará sem influências externas e com foco exclusivo na estabilidade econômica.

Além disso, conselheiros de Trump o têm advertido contra qualquer tentativa de substituir Powell por alguém que possa seguir suas demandas políticas. Esse tipo de manobra, dizem eles, só alimentaria incertezas e poderia provocar um cenário de estagflação, com baixo crescimento e alta inflação.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon fevereiro 19, 2025

Criador da criptomoeda LIBRA afirma controlar presidente argentino Javier Milei

Escrito por Airí Chaves
IA
icon abril 21, 2025

Após Bitcoin, El Salvador quer ser a capital da IA na América Latina em parceria com Nvidia

Escrito por Thiago Barboza
Criptomoedas com IA
icon março 20, 2025

Nvidia fecha parceria com a GM para produção de carros com IA

Escrito por Thiago Barboza