Detroit, uma cidade do estado do Michigan com 633 mil habitantes, anunciou que vai começar a aceitar bitcoin para o pagamento de impostos. A prefeitura utilizará o Paypal como intermediário para receber esses pagamentos.
O anúncio da prefeitura destaca que outras cidades já adotaram esta prática, como é o caso de Williston (Dakota do Norte) e Miami Lakes (Flórida).
A prefeitura detalhou:
“Esta opção de pagamento inovadora é parte de uma estratégia maior da cidade para explorar tecnologias inovadoras que podem melhorar os serviços públicos, fortalecer o engajamento cívico e promover o crescimento econômico. A iniciativa não só torna mais fácil para os moradores de Detroit fazer transações com a cidade, mas também marca o compromisso de Detroit em acolher empreendedores de blockchain e tecnologia que querem fazer a diferença na cidade.”
“Detroit está construindo um ambiente favorável à tecnologia que capacita moradores e empreendedores”, afirmou o prefeito Mike Duggan.
“Estamos animados por ser uma das primeiras grandes cidades dos EUA a explorar aplicações cívicas de blockchains e permitir que moradores usem suas criptomoedas como uma opção de pagamento.”
Bitcoin e o poder público
O Bitcoin está se estabelecendo como uma reserva de valor confiável para o século XXI. Ao longo dos anos, a principal criptomoeda vem sendo adotada por grandes instituições, incluindo governos e repartições públicas.
O fundo de pensões do estado do Wisconsin, por exemplo, realizou a aquisição de mais de US$ 150 milhões em bitcoin. Além disso, membros de outros estados demonstraram interesse no investimento em Bitcoin.
Estes fatos demonstram a crescente importância do Bitcoin para a economia global. Atualmente, a criptomoeda já possui um valor de mercado superior ao de grandes governos.
A aprovação de ETFs de Bitcoin nos EUA está sendo fundamental para impulsionar a adoção da principal criptomoeda.