Peter Schiff é um proeminente economista, conhecido por prever a crise financeira de 2008. Apesar de ser um crítico das moedas de governo, Schiff é contrário ao Bitcoin e ao mercado de criptomoedas.
Em publicações recentes no X, Schiff afirmou que o Bitcoin será considerado a maior ilusão da história monetária. Segundo o economista, a criptomoeda é incapaz de servir como reserva de valor.
Schiff afirmou:
“#Bitcoin, cripto e blockchain provavelmente serão lembrados como o maior exemplo de delírios populares e loucura de multidões na história mundial. As perdas gerais quando a bolha finalmente estourar serão impressionantes.”
“Não são apenas os especuladores que ficarão segurando um saco de Bitcoin sem valor, mas também os investidores que financiaram toda a infraestrutura e negócios relacionados.“
“Esta é provavelmente a maior má alocação de recursos na história da humanidade. Não apenas as perdas líquidas para a sociedade serão impressionantes, mas o próprio Bitcoin fará mais para manchar a reputação do capitalismo libertário e o conceito de dinheiro sólido do que qualquer programa governamental fracassado já fez.”
Notavelmente, uma das promessas de Donald Trump é a criação de uma reserva estratégica de BTC para os cofres do governo. Segundo o economista, isso seria uma tragédia para para a economia dos Estados Unidos, e poderia potencialmente criar uma hiperinflação no país:
“Claro, uma reserva de algo que você nunca pode vender e precisa continuar comprando não tem valor como reserva. Para manter a aparência de que sua reserva em Bitcoin tem valor real, o governo dos EUA seria obrigado a continuar comprando, destruindo o valor do dólar nesse processo.”
“Em última análise, tantos dólares seriam impressos para comprar Bitcoin que os EUA experimentariam uma hiperinflação, tornando o dólar completamente sem valor. Uma vez que o dólar se tornasse inútil, os EUA não poderiam mais continuar comprando Bitcoin. Em vez disso, teriam que vender todo o Bitcoin que possuem para tentar pagar suas contas, levando ao colapso total do Bitcoin.”
Erros de Schiff
Notavelmente, Peter Schiff vem criticando o Bitcoin há vários anos. Naturalmente, o economista vem errando consistentemente suas previsões para o setor. As publicações de Schiff são constantemente criticadas por participantes do mercado.
Em sua publicação recente, um perfil afirmou:
“Você vem dizendo isso desde que o bitcoin custava US$ 1”.
Schiff respondeu:
“Não, quando era $1 eu não tinha ideia de que a bolha ficaria tão grande. Se eu tivesse percebido isso naquela época, eu teria comprado Bitcoin.”