Sławomir Mentzen, candidato à presidência da Polônia, prometeu criar uma reserva estratégica de Bitcoin para o país, caso seja eleito. O anúncio foi feito no perfil do X do candidato. A plataforma vem se tornando um importante meio de comunicação para o mercado de criptomoedas ao longo dos últimos anos.
Mentzen afirmou:
“A Polônia deve criar uma Reserva Estratégica de Bitcoin. Se eu me tornar presidente da Polônia, nosso país se tornará um paraíso para criptomoedas, com regulamentações muito amigáveis, impostos baixos e uma abordagem favorável de bancos e reguladores. BTC para a Lua!”
Adoção do Bitcoin
O Bitcoin vem sendo adotado por alguns governos nos últimos anos. El Salvador foi o primeiro estado a estabelecer o bitcoin como dinheiro de curso legal. Atualmente, El Salvador conta com mais de 5500 moedas em baixa.
Algumas estimativas apontam que o Butão, um pequeno país do sudeste asiático, acumulou expressivos 12 mil bitcoins nos últimos anos. Também há relatos de que o governo da Etiópia está vendendo eletricidade diretamente para mineradoras de Bitcoin.
Notavelmente, Donald Trump foi eleito prometendo criar uma reserva estratégica de Bitcoin para o governo dos Estados Unidos. Trump não mencionou diretamente a compra de moedas, apenas a manutenção dos bitcoins que já estão sob a posse do governo, que somam mais de
200 mil unidades.
Uma proposta para que o governo dos Estados Unidos compre 1 milhão de bitcoins também está sendo discutida. A senadora Cynthia Lumis, autora do projeto, acredita que a nova legislação deve ser aprovada nos 100 primeiros dias do governo de Donald Trump.