Ícone do site Criptonizando

“A adoção do Bitcoin como moeda legal tem sido um pesadelo para a economia de El Salvador”, afirma economista Steve Hanke

bitcoin-el-salvador

O proeminente economista americano Steve Hanke tem criticado a manobra do Bitcoin de El Salvador desde que foi divulgada publicamente. Hanke não acredita que a adoção do Bitcoin como moeda legal seja uma boa ideia para El Salvador. Especificamente, ele diz que é um pesadelo para a economia da nação latino-americana.

Como a experiência do Bitcoin prejudica a economia de El Salvador

A lei de El Salvador que legaliza o Bitcoin entrou em vigor no início de setembro. Os maiores apoiadores do Bitcoin saudaram a adesão da nação à criptomoeda número um, afirmando que a mudança inaugurará uma nova era de liberdade econômica e financeira para as pessoas de El Salvador. O presidente Nayib Bukele comprou 700 BTC após a adoção em todo o país.

Mas nem todo mundo está elogiando Bukele – ou comemorando sua decisão de adotar o bitcoin como moeda legal.

Em um tweet de 11 de outubro, Steve Hanke, professor de economia aplicada na Universidade Johns Hopkins e ex-conselheiro econômico do presidente Ronald Reagan, postulou que os salvadorenhos enfrentam desafios tecnológicos e perdas financeiras significativas diariamente. 

Verdade seja dita, a carteira estatal Chivo revelada no início do programa foi cercada de bugs, frustrando até mesmo usuários comprometidos com a tecnologia.

O economista indicou ainda que a qualidade de crédito de El Salvador também foi manchada, com os títulos do país oscilando há mais de um mês.

“A adoção do #Bitcoin como moeda legal tem sido um pesadelo para a economia de El Salvador. Os cidadãos enfrentam regularmente dificuldades tecnológicas e perdas financeiras. A qualidade de crédito de El Salvador também foi atingida – os títulos do país estão em apuros há mais de um mês.”

As críticas parecem não fazer efeito

Dr. Hanke é um conhecido crítico de bitcoins. No início de junho, o professor alertou que o experimento do BTC tem o potencial de “colapsar completamente a economia” de El Salvador. 

Mais tarde, em setembro, ele afirmou que os títulos de El Salvador estavam sendo negociados em “território angustiado”, acrescentando que o abraço de Bitcoin do presidente Nayib Bukele foi um “experimento fracassado”.

Ele já se referiu ao Bitcoin como um ativo especulativo com valor fundamental zero. Hanke não parou por aí, argumentando ainda que a criptomoeda carro-chefe é altamente volátil e ‘suscetível a fraude’.

E no domingo, o velho de 78 anos tuitou: “Bitcoin é um ativo especulativo. Seus preços são sempre um passeio de montanha-russa. Aperte o cinto de segurança antes de entrar e aproveite o passeio.” 

Ele colocou a legenda de um meme de um cachorro chamado Bitcoin que só é amigável às vezes.

Embora Hanke tenha permanecido inabalável em suas críticas, nem a criptomoeda carro-chefe nem El Salvador estão murchando sob a repreensão. Na verdade, o BTC prospera diante da adversidade – como foi testemunhado recentemente no caso da China.

O preço do BTC subiu para uma alta de cinco meses acima de US$57.000 no início de hoje, estando em US$57.473 no momento da publicação.

LEIA MAIS: El Salvador usará seus lucros com Bitcoin para construir um grande hospital para animais de estimação

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile