Os EUA não vão proibir o Bitcoin como fez a China, afirma presidente do Banco Central

jerome-powell-cbdc-china-fed-eua-moeda-digital-banco-central-criptomoedas-bitcoin-presidente

Jerome Powell, o presidente do Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos, afirmou hoje ao Congresso que “não tem intenção de proibir” o Bitcoin e demais criptomoedas como a China fez.

A resposta de Powell veio após o questionamento do Republicano Ted Bud durante uma audiência do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara sobre a resposta do Departamento do Tesouro e do Federal Reserve ao cenário econômico.

“É sua intenção proibir ou limitar o uso de criptomoedas, como estamos vendo na China?” perguntou o parlamentar ao principal chefe do banco central, precedendo-o citando os comentários de Powell em julho de que a criação de um dólar digital poderia tornar as stablecoins irrelevantes.

“Não”, respondeu Powell, esclarecendo que havia se referido a stablecoins em seu depoimento anterior, não a todas as criptomoedas.

“Nenhuma intenção de bani-los. Mas stablecoins são como fundos do mercado monetário, são como depósitos bancários, mas estão até certo ponto fora do perímetro regulatório. E é apropriado que sejam regulados. Mesma atividade, mesma regulação.”

Stablecoins, como Tether e USDC, são ativos digitais projetados para manter a paridade de 1: 1 com uma moeda fiduciária, em específico, o dólar americano. Powell expressou preocupação com as operações da Tether no passado, observando que o USDT não é totalmente garantido por dólares americanos em um banco, mas por uma mistura de dólares reais e outros ativos, incluindo dívidas na forma de papel comercial.

“Na maioria das vezes, eles são muito líquidos, está tudo bem”, disse Powell em uma audiência em julho. Mas durante uma crise, “o mercado simplesmente desaparece. E é aí que as pessoas vão querer seu dinheiro.”

As regulamentações, segundo ele, garantirão que os consumidores consigam sacar seu dinheiro no caso de uma crise. E suas opiniões não são totalmente diferentes da senadora pró-Bitcoin Cynthia Lummis, que disse ontem no plenário do Senado:

“Pode ser o caso que stablecoins devam ser emitidos apenas por instituições depositárias ou por meio de fundos do mercado monetário ou veículos semelhantes. […] As stablecoins devem ser 100% garantidos por dinheiro e seus equivalentes, e isso deve ser auditado regularmente ”.

Powell tem trabalhado com a secretária do Tesouro, Janet Yellen, em um projeto de regulamentação para stablecoins, que deve ocorrer nas próximas semanas. Não se espera que o projeto toque em outras criptomoedas, incluindo Bitcoin e Ethereum.

O Banco do Povo da China está tomando o sentido oposto ao do Federal Reserve, recentemente intensificando seus esforços para restringir o uso de criptomoedas, ao mesmo tempo em que faz experiências com sua própria moeda digital de banco central – o yuan digital. Isso levou a bolsas como a Huobi, fechar o acesso a 1 bilhão de clientes na China continental – bem como grandes operações de mineração.

Leia mais: “Não é possível destruir as criptomoedas”, mas os governos podem atrasá-las, afirma Elon Musk

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Ethereum valoriza mais que o bitcoin após corte na taxa de juros dos EUA
icon outubro 9, 2024

Baleias do Bitcoin acumularam US$ 100 bilhões em 2024

Escrito por João Victor
Tether (USDT)
icon outubro 11, 2024

Bitcoin não deve se tornar dinheiro, afirma presidente da SEC

Escrito por João Victor
Elon Musk - Twitter
icon outubro 11, 2024

Elon Musk compartilha vídeo de economista que previu criação do Bitcoin

Escrito por João Victor