A primeira grande atualização do Bitcoin ocorrerá em menos de uma semana e os investidores estão otimistas como nunca.
Os analistas esperam nada menos do que um impacto significativo depois que ele entrar no ar, com as atualizações anteriores.
A atualização da Taproot
Em 2018, a atualização do Bitcoin Taproot foi proposta pela primeira vez por Gregory Maxwell e recebeu aprovação em junho de 2021 após obter a aprovação do minerador de 90%, gerando entusiasmo sobre o impacto potencial que poderia ter no ecossistema.
Após o período de bloqueio, era difícil apontar uma data para ativação, mas de acordo com Taproot.watch, a ativação da raiz principal será ativada em menos de 4 dias e apenas “367 blocos restantes” antes de ir ao ar.
Após a ativação, o Taproot melhorará a privacidade do BTC por meio do uso de assinaturas Schnoor e melhorará a funcionalidade de contrato inteligente na rede.
Os especialistas estão prevendo taxas reduzidas para transações complexas e funcionalidade aprimorada de carteira junto com uma série de outras melhorias. Antes da ativação, chamadas estão sendo feitas para que as partes interessadas atualizem seus nós.
A falta de atualizações frequentes do Bitcoin pode ser vista como uma falta de inovação por alguns investidores, mas de acordo com Adam Back, CEO da Blockstream, o ritmo lento do Bitcoin é resultado de “garantia de qualidade rigorosa”.
Ele acrescentou que há muitos desenvolvedores trabalhando nas melhorias de rede em segundo plano. A última atualização significativa na rede Bitcoin foi o Segwit em 2017 como uma resposta à questão de escalabilidade.
O impacto da atualização do Bitcoin
Além dos avanços técnicos, espera-se que a atualização do Taproot afete positivamente os preços do Bitcoin. Antes da ativação, o Bitcoin já conseguiu estabelecer um novo recorde histórico de US$68.530 e pode atingir a marca de US$70.000.
No entanto, nem todos compartilham esse sentimento. Edward Moya, analista de mercado da Oanda, acredita que “a atualização do Taproot terá um impacto mínimo no preço do Bitcoin”.
Como um ativo cíclico, as atualizações na rede foram atendidas por aumentos de preços. Nas semanas que se seguiram à ativação de Segwit, o Bitcoin subiu mais de 50% e cada evento de redução pela metade é frequentemente o início de uma forte corrida de alta para o ativo.
“Espero que os recursos habilitados pelo Taproot sejam usados amplamente assim que os aplicativos downstream os integrarem”, disse um desenvolvedor. No entanto, alguns analistas acreditam que seu uso pode não ocorrer instantaneamente.
LEIA MAIS: Ethereum é superior ao Bitcoin e acabará substituindo-o, afirma CEO da Citadel