Ícone do site Criptonizando

A China estaria querendo reverter a proibição do Bitcoin? Entenda os rumores

Hoje, rumores que a China pudesse reverter sua posição em relação à proibição sobre o comércio e mineração de Bitcoin e criptomoedas surgiu no Twitter. Entenda o que está por trás dessa especulação.

Como foi bem documentado, a proibição da mineração de Bitcoin na China causou um êxodo de mineradores para fora do país asiático, que antes controlava mais de 50% do hashrate global da rede Bitcoin.

O boato surgiu por dois motivos. Em primeiro lugar, em 21 de outubro, a Comissão de Reforma e Desenvolvimento Nacional da China declarou que acrescentaria a “mineração de moeda virtual” à sua lista de indústrias eliminadas após solicitar a opinião pública; quando uma indústria é adicionada à lista, ela passa a ser proibida na China continental. 

Embora a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China pareça um pouco deslocada na atual economia de mercado do país, sua palavra continua ativa.

A comissão colocou pela primeira vez a mineração de moeda virtual para a lista em 2019, mas depois de solicitar opinião, a indústria foi retirada da lista final anunciada. Portanto, algumas pessoas pensam que a opinião pública poderia salvar a indústria novamente. 

Contudo, em 2020, a China assumiu um compromisso global com a neutralidade de carbono, e os legisladores chineses acreditam que a mineração de Bitcoin pode ser um empecilho. A pressão política sobre a mineração de Bitcoin foi muito menor em 2019, quando a opinião pública evitou uma repressão. 

Em segundo lugar, a comissão publicou notícias de que os Estados Unidos ultrapassaram a China para se tornar o maior centro de mineração do mundo. Isso pode significar que a comissão lamenta os eventos que levaram a isso.

A repressão à atividade ganhou aspectos controladores por parte das agências reguladoras. Até pequenos governos locais, que estão usando tecnologia de rede para localizar IPs de mineração. Um grande número de empresas foram dissolvidas e quase todas elas estão se mudando para fora da China. 

E embora a pesquisa e o desenvolvimento de chips e máquinas de mineração de Bitcoin permaneçam no país por enquanto, a Bitmain anunciou que os produtos da empresa não serão enviados para usuários chineses.

Qual sua opinião sobre a proibição da mineração? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: O Padrão Bitcoin, confira os bancos centrais que já acumulam moedas

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile